Startups alagoanas que desenvolvem produtos voltados para a gestão pública vão se reunir no próximo dia 18 de julho, num evento online promovido pelo Sebrae, para apresentar seu portfólio a secretários, prefeitos e demais gestores municipais de todo o estado. Essa aproximação será possível durante a realização da Rodada Gov-Techs, que está com inscrições abertas neste link.
O evento é um desdobramento da consultoria Inova Gestão Pública, que surgiu para conectar a gestão pública a soluções de inovação. De agosto a dezembro do ano passado, um projeto piloto foi iniciado com os municípios participantes do Game Cidade Empreendedora 2022. A consultoria seguiu em 2023 nos municípios de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Piranhas, Pão de Açúcar, Limoeiro de Anadia, Arapiraca e Maragogi.
“Após três meses de acompanhamento nessas cidades, há agora a necessidade de encerrar o projeto piloto, e assim foi idealizada a Rodada Gov-Techs, que vai apresentar aos municípios participantes as soluções de startups presentes no estado. Elas seguem três temáticas específicas com base nos problemas priorizados pelos municípios, sendo Compras Públicas, Turismo e Emprego e Renda”, explica Beatriz Batinga, trainee do Sebrae Alagoas.
Além de apresentar as soluções de startups, o mediador do Rodada Gov-Techs explicará os formatos de negociações previstas para incentivar os gestores públicos e mostrar que é possível a contratação de startups para solucionar o problema apresentado por eles.
Para estimular a participação do maior número possível de startups e seus representantes, o Sebrae definiu o formato online, já que muitos empreendedores relataram problemas de deslocamento para se fazerem presentes nos municípios.
Maragogi
“Geramos algumas políticas públicas nos municípios e um deles é Maragogi, que desenvolveu a política denominada Profissionaliza Maragogi. Contudo, ainda visando uma possibilidade de unir outras soluções ao projeto, vamos apresentar startups que trabalham nos temas para que as prefeituras percebam que existe possibilidade de implantar soluções inovadoras tendo em vista o desenvolvimento do município”, destaca Beatriz Batinga.
O Profissionaliza Maragogi tem por objetivo a qualificação profissional dos alunos de forma integrada e contínua, além de inseri-los no mercado de trabalho de forma competitiva e gratuita. “É um programa inovador, sem dúvidas. E quero aproveitar para agradecer a todos os parceiros pelo apoio na construção desse projeto, que vai contribuir significativamente para a qualificação e mudança de vida de muitos maragogienses”, destaca a secretária do Trabalho do município do litoral norte, Poliana Nascimento.
Startups
A startup Fonte de Preços é um dos negócios que vai participar do Rodada Gov-Techs. Trata-se de um software, desenvolvido pelo Grupo Promáxima, para cotação de preços públicos e que auxilia os servidores na etapa de pesquisa para definição do valor estimado das contratações públicas e licitações.
Luís Filipe Lopes, gerente de Inteligência de Negócios, garante que o tempo para concluir essa etapa é reduzido em até 90% com o uso da plataforma. “Hoje já temos clientes espalhados em todo território nacional, de prefeituras a órgãos federais, a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, totalizando mais de 2 mil usuários ativos”, comemora.
A participação no evento online do próximo dia 18 é vista por ele como fundamental. “É uma iniciativa excelente para nós. Esse nosso nicho de mercado é muito carente de ações como essa, contando apenas com o Sebrae para fomentar encontros desse tipo. É muito raro termos a oportunidade de falar diretamente para o nosso público-alvo em um ambiente com várias instituições representadas. Sempre acabamos fazendo um ‘trabalho de formiguinha’, visitando um a um”, avalia.