Eleições 2024: troca de candidato da situação pode beneficiar ex-deputado em Lagoa da Canoa

06/06/2023 14:00 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

A possível mudança do nome do candidato apoiado pela prefeita Tainá Veiga para sua sucessão em Lagoa da Canoa, no pleito eleitoral de 2024, hoje beneficia o principal candidato da oposição, o ex-deputado estadual Jairzinho Lira, aponta levantamento. 

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Falpe no município - e já divulgada aqui, no blog -mostra que, no cenário atual, a secretária de Assistência Social Edilza Alves teria mais chances do que o atual vice-prefeito, Dr. Zé Alberto (nome anunciado como sucessor de Tainá) na disputa direta contra o ex-parlamentar.

 

Questionados sobre em quem votariam - entre Jairzinho e Edilza - se a disputa fosse hoje, os entrevistados responderam o seguinte:

Jairzinho - 53% 

Edilza - 29,75% 

Nenhum - 5% 

Não opinaram - 12,25%

 

Já quando a pergunta foi em quem votariam - entre Jairzinho e Zé Alberto - o resultado foi:

Jairzinho - 56,75% 

Zé Alberto - 22% 

Nenhum - 7,5% 

Não opinaram - 13,75%

 

Na pergunta espontânea (quando não são apresentados nomes dos candidatos), “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito(a)?”, 23% responderam Jairzinho; 8% Edilza e 0,75% Zé Alberto. Não opinaram, 68,25% das pessoas. 

Questionados sobre, entre os nomes citados, em que não votariam para prefeito nas próximas eleições, os candidatos praticamente empataram nos índices de rejeição: Edilza (17,5%); Jairzinho (16,25%); Zé Alberto (14%); Nenhum (4%); e não opinaram (48,25%).

O levantamento avaliou ainda se o entrevistado votaria em um nome apoiado pela prefeita Tainá Veiga ou pela oposição, e 48,5% responderam oposição, contra 36% que votariam em um candidato da prefeita. Não opinaram, 15,5% dos entrevistados.

Já para a pergunta “você aprova ou desaprova a administração da Prefeita Tainá Veiga?”, 50,5% disseram que aprovam, contra 31% que desaprovam e 18,5% que não opinaram. 

O levantamento ouviu 571 pessoas nas zonas urbana e rural do município, nos dias 21 e 22 de maio deste ano, tem margem de erro de 2.80% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..