Tio Rafa é o nome da vez para o senador Renan Calheiros.
Ele foi escolhido para ser o presidente do Diretório do MDB de Maceió, visando o projeto de candidatura à prefeitura da capital.
Diga-se de passagem: Calheiros não tem muito entusiasmo em relação ao embate previsto para 2024, até porque foi ele que deu início, em 1988, à longeva carreira de derrotas do seu partido na corrida pelo voto do maceioense.
Ainda assim, sabe que tem de resistir, já que não há a mínima chance de uma aliança com JHC (mas eu não juro que isso é verdade).
O ex-secretário de Educação, que se tornou deputado federal, tem o perfil que Calheiros deseja para ser seu candidato: é jovem, alegre, se expressa bem, é da turma de Renan Filho e não tem muito o que perder na disputa (a não ser a própria disputa).
É claro que o senador ainda espera que Paulo Dantas atenda o seu desejo e lhe entregue a Secretaria de Educação, dando mais fôlego ao seu projeto.
Se nada disso der certo, lá na frente, Calheiros já terá se livrado do deputado Galba Novaes, a quem ele dedica um sentimento pouco amistoso e adjetivos nada cordiais.
(Em tempo: será que ele vai mudar a escolha por que eu trouxe aqui?)