O Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi (CAEEP), cadastrado no programa Nota Fiscal Cidadã (NFC) realizou, na última quarta-feira (5), uma apresentação teatral aberta ao público, com a participação de professores e alunos, no Ginásio Municipal João Paulo II, em Arapiraca.

Para a diretora do CAEEP,  Josete Miranda, essa encenação é uma forma de resgatar a cultura e a importância religiosa do momento. “Para os nossos alunos é também uma forma de mostrar o grande potencial que cada um tem, pois eles se apresentam de forma que emociona a todos que assistem”, relata Miranda.

Outra instituição que encenou a Via Sacra, nesta quarta-feira (5), foi a Família Alagoana Down (Famdown). A Famdown trabalha com pessoas que possuem deficiência intelectual, em sua maioria síndrome de Down, atuando nas áreas de educação, assistência social, esporte, cultura e lazer. Nesta páscoa, realizou diversas atividades durante o projeto da Semana Santa. Foram exibidos filmes, feitas colagens e rodas de conversas, finalizando com a apresentação do espetáculo teatral da Paixão de Cristo.

Segundo Maria Luiza Duarte, coordenadora da Famdown, as atividades foram desenvolvidas de acordo com as especificidades dos assistidos. “Como eles são muito visuais, a gente passa filmes, tudo bem lúdico. Faz também recortes de revistas e colagens, conversa e incentiva-os a conversar, sempre buscando as melhores alternativas que se adequam às individualidades deles”, pontua a coordenadora.

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) optou por fazer uma oficina de Páscoa com as crianças atendidas, durante esta semana. A Coordenadora de Reabilitação Intelectual da Adefal, Clarissa Costa, explicou que nesta oficina foi trabalhado o significado da Páscoa. “De forma lúdica foi trabalhado o sensorial, por meio de pinturas faciais e musicoterapia. Trabalhamos também a coordenação motora, a atenção e a concentração. E claro, não pode faltar o que eles mais gostam, o chocolate!” relata a coordenadora.

Já a Associação Beneficente Santa Lúcia, dará continuidade aos festejos pascais na segunda-feira (10), após o domingo de Páscoa. Com apresentações musicais, distribuição de presentes e ovos de Páscoa. A presidente da associação, Maria Pau Ferro, fala que uma parte do dinheiro, ganho no sorteio da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC), foi utilizado para a compra de ovos de Páscoa que serão distribuídos para as crianças da associação. “Isso é mais especial, porque eles crescem sabendo e entendendo o sentido da Nota Fiscal Cidadã, e leva isso para suas famílias. Então, nossa gratidão a todos que fazem a Secretaria da Fazenda e o governador do estado pela continuidade desse trabalho muito lindo que é a NFC”.

 

Seja solidário e adote uma instituição social

Desde 2016, a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) traz benefícios a diversas instituições sociais cadastradas em todo o estado. Várias dessas entidades já foram agraciadas em sorteios promovidos pela campanha e, desta forma, conseguiram mudar a qualidade de vida de muitos beneficiários.

Para os consumidores que desejam adotar uma das instituições cadastradas na campanha, basta acessar o site no endereço eletrônico: http://nfcidada.sefaz.al.gov.br/# e escolher sua instituição social, além de não esquecer de sempre pedir o CPF na nota fiscal em todas as suas compras para que sejam compartilhadas automaticamente com as entidades cadastradas no sistema.

É possível conhecer o trabalho destas e de outras instituições nos seus canais de comunicação ou pelo site da Sefaz-AL. Para saber mais sobre a Famdown o Instagram é o @famdown; o trabalho da Pestalozzi Arapiraca pode ser acompanhado através do site pestalozziarapiraca.com/ ou das redes sociais da instituição; já a Adefal através do site adefal.org/ ou do Instagram @adefalalagoas;  e  a Associação beneficente Santa Lúcia através do Facebook ou Instagram @_asbeslu.

*Com Assessoria