A construção de políticas públicas por meio da participação coletiva é o mote central das discussões das etapas de Conferências municipais, estaduais e nacional. Municípios de todo país têm realizado suas conferências preparatórias, elegendo delegados e elencando propostas que serão destinadas às etapas estaduais e nacional. Em Alagoas, a maioria das Secretarias de Saúde já realizaram as conferências municipais e as que ainda faltam devem fazê-la até o dia 30 de abril.
Segundo o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque, os municípios alagoanos estão empenhados na realização das conferencias, etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada em julho deste ano em Brasília. O tema é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", para que o povo brasileiro possa retomar o valor da vida e do trabalho.
“As conferências municipais são importantes para o gestor mobilizar e estabelecer diálogos com a comunidade sobre o direito à saúde e em defesa do SUS, analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União”, destacou o titular do Cosems-AL, acrescentando que as deliberações aprovadas nas etapas municipais e estaduais vão servir de subsídio para elaboração do Plano Plurianual de 2024-2027.