O Museu do Pontal, referência em arte popular brasileira, promove nesta segunda-feira (27), às 18h, a live "Mulheres na escultura e na arte popular", no seu canal do Youtube, com as artistas Sil da Capela, de Alagoas, e Socorro Rodrigues, de Pernambuco, e mediação da curadora e diretora do Museu Angela Mascelani. Esta será a primeira live do ano do programa "Arte e cultura popular em rede", com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O evento comemora também a chegada da artista Sil da Capela ao Museu. A instituição acaba de adquirir uma obra da artista, a primeira em seu acervo. Nascida em Alagoas, Sil trabalhava como cortadora de cana na lavoura e, já adulta, em busca de melhores condições para a filha, que sofria de autismo e epilepsia, entrou para o mundo da arte popular brasileira.  Além da trajetória de vida e da qualidade técnica, a artistas chama atenção pela produção de obras monumentais, característica rara entre os ceramistas que se dedicam à arte popular brasileira.

Atualmente, Sil é considerada por colecionadores e galeristas a mais importante descoberta das últimas décadas. A obra que chega ao Museu do Pontal e, em breve, estará em exposição na casa da arte popular, na Barra da Tijuca, tem mais de um metro de altura.

Já Socorro Rodrigues, de Pernambuco, ganhou projeção no campo da arte figurativa feita no Alto do Moura, em Caruaru, Pernambuco.  Socorro, que realiza obras miniatura, pertence a uma família de grandes talentos, sendo filha de Zé Caboclo, amigo e um dos principais parceiros de Mestre Vitalino.  No Museu do Pontal é possível conhecer algumas de suas obras, como as miniaturas que compõem a instalação "o menor circo do mundo", na exposição “O circo chegou!”. A live é gratuita, mas o ingresso precisa ser adquirido em: https://www.sympla.com.br/arte-e-cultura-popular-em-rede---mulheres-na-escultura-e-na-arte-popular__1923727

*com Assessoria