Dezembro começa trazendo uma combinação que muita gente ama: verão batendo à porta, clima de férias no ar e aquele sentimento natalino que toma conta da cidade. E, para abrir o mês em grande estilo, esta sexta-feira (5) dá início ao feriadão prolongado com uma agenda cheia de opções para aproveitar em Maceió.
A primeira Agenda Cultural de dezembro vem diversa e animada, com programas para todos os gostos, desde festas embaladas por música brasileira, espetáculos voltados para a criançada a atrações especiais de Natal que já começam a movimentar a capital.
Na segunda-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado em doze capitais brasileiras, entre elas, Maceió, a programação continua intensa para quem quer curtir o dia de folga.
Confira o que fazer em Maceió entre esta sexta-feira (5) e a segunda-feira (8):
Especial Calcinha Preta
A noite desta sexta-feira vai ser dedicada aos fãs de Calcinha Preta em um especial feito pela banda Desejo de Belinha - um show com os clássicos para cantar, sofrer e rir bastante.
Quando: sexta-feira, 05/12
Onde: Rex Jazz Bar, Jaraguá
Que horas: 22h
Ingressos: Clique aqui
Festival de Coros Vozes de Maceió
Ainda na noite de sexta, o Festival de Coros acontece na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Vergel. Entre os grupos convidados estão: Coral Cesmac, Coro Santa Cecília, Corufal, Prisma, Prisminha, Coro Allegro, Coro São Padre Pio, Corufal e Embracanto.
Reunidos em um mesmo palco, esses coros apresentam um recorte diverso do repertório local, nacional e internacional, reforçando a pluralidade da música coral produzida em Maceió.
Confira a programação abaixo:
Natal de Todos Nós
Na tarde do sábado (6), a abertura do Natal de Maceió vai levar diversas atrações para a Orla da Ponta Verde, em frente à Praça Gogó da Ema. A entrada é gratuita.
16:30 - Orquestra Som do Nordeste
18h - Ave Maria
18:15 - Ballet Allegro
18:30 - Teatro Natal e acender das luzes
19h - Parada do Natal
20h - Banda Cazuadinha
Jovens Ateus
Na noite do sábado a banda Jovens Ateus comanda a noite no Rex Jazz Bar com muita música boa. Quem abre o show é a banda alagoana Lugar Algum.
Quando: sábado, 06/12
Onde: Rex Jazz Bar, Jaraguá
Que horas: 18h
Ingressos: Clique aqui
Charme & Flow

Se você curte música e movimento, pode marcar presença no Charme & Flow neste sábado. Quem agita a noite são os Djs Clariar, KM e Okiisa.
Quando: sábado, 06/12
Onde: Fofoca House Bar, Jatiúca
Que horas: 22h
Ingressos: Clique aqui
Me espelho no pife
Mas se o que você curte mesmo é tradição, memória e cultura nordestina, a dica é especial: no sábado (6), o lançamento do álbum “Me espelho no pife”, de Mestre Gama, vai animar a noite no Theatro Homerinho.
O show conta com participações especiais do Chau do Pife e dos pifeiros da capacitação “Mão no Pife”.
Quando: sábado, 06/12
Onde: Theatro Homerinho, Jaraguá
Que horas: 20h
Ingressos: Clique aqui
Boteco da Kel
Se você não perde uma boa música brasileira por nada, o Boteco da Kel é a opção certa!
Na tarde do domingo (7), Kel Monalisa, Malu Cantora e Alan Araújo agitam o dia com muito samba, pagode e boas energias.
Quando: domingo, 07/12
Onde: Complexo da Hop, Jaraguá
Que horas: 16h
Ingressos: Clique aqui
Baile da Gaiola
Para aproveitar a véspera de feriado daquele jeito, o Baile da Gaiola vai incendiar o Rex Jazz Bar com muito funk. Quem comanda a noite são os Djs Gil, Clariar, Souto e Saphira Star.
Quando: domingo, 07/12
Onde: Rex Jazz Bar, Jaraguá
Que horas: 16h
Ingressos: Clique aqui
Festa das Águas
No feriado de 8 de dezembro, a orla da pajuçara vai se transformar em palco da celebração ao dia de Iemanjá, com muita fé e cultura afro.
O evento começa às 14h, no campo da Pajuçara, próximo a Roda Gigante, e a entrada é gratuita. Confira as atrações:
- Afoxé Ofá Omim
- Samba de Roda K’Posu Betá
- Naná Martins convidando o grupo Inaê, o Coletivo Afro Caeté e a Orquestra de Tambores de Alagoas
- Xirê do Ilê Axé Legionirê Nitó Xoroquê
- Afoxé Filhos de Gandhy
Mostra fotográfica - Cajá dos Negros
Para quem gosta de fotografia, o Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe a primeira exposição individual do psicólogo social e fotoartista Ricardo Maia: “Cajá dos Negros – Uma comunidade de destinos quilombolas em Batalha, Agreste alagoano”.
Com 96 fotografias registradas durante uma imersão de três dias e três noites no quilombo Cajá dos Negros, revelando ancestralidade, cotidiano, força feminina e a potência da resistência quilombola, a mostra inaugura no dia 8 de dezembro vai até 14 de janeiro.
*Estagiária sob supervisão da editoria










