A menos de um mês da Páscoa, o Comércio de Maceió se prepara para o aquecimento das vendas e espera um aumento na demanda dos consumidores, em relação ao mesmo período nos últimos três anos.

O consultor empresarial e diretor da Aliança Comercial, Alexsandro Geraldo dos Santos, disse que o Centro da capital costuma se preparar para a Páscoa de diversas formas, desde a decoração aos produtos ofertados.

“Incluindo a decoração das lojas que vendem produtos com temas alusivos à data, com promoções e descontos especiais em produtos relacionados à Páscoa, além da contratação de mais funcionários para atender ao aumento na demanda”, exemplificou.

Nos últimos três anos, devido à pandemia da Covid-19, o período tem sido desafiador para os lojistas do Centro, segundo Alexsandro. 

“Em 2020, muitos estabelecimentos tiveram que fechar temporariamente devido às restrições de distanciamento social, o que impactou negativamente as vendas. Em 2021, a situação foi um pouco melhor, com muitos estabelecimentos operando com capacidade reduzida, mas ainda enfrentando dificuldades. Já em 2022, apresentamos crescimento nas vendas”, pontuou.

 

Expectativas

O diretor da Aliança Comercial avaliou que ainda não é possível estimar as expectativas de aumento de vendas para 2023: “As condições econômicas e de saúde pública podem mudar significativamente em um curto espaço de tempo”.

No entanto, é possível que as vendas neste ano sejam mais fortes do que no ano passado, afirmou Alexsandro. “Não temos restrições em todos os lugares, o que pode levar a uma maior demanda por produtos e serviços relacionados à Páscoa”, falou.

 

Pesquisa

Dados da Scanntech apontam que 40% dos empresários estão otimistas com as vendas de chocolates no período da Páscoa. A pesquisa mostra, também, um aumento do preço médio do ovo de páscoa. Em 2021, o valor era de R$ 51, passando para R$ 65 em 2022 – representando um aumento de 14,7%.