Dados que apontam índice negativo de saneamento em Maceió são de 2020; afirma Casal

20/03/2023 19:08 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
Image

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) emitiu nota, nesta segunda-feira (20), esclarecendo as informações divulgados, mais cedo, pelo Instituto Trata Brasil com a GO Associados, de que Maceió teria o pior índice de saneamento básico entre as capitais do Nordeste.

De acordo com a Casal, o ranking do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Abastecimento) no qual o estudo se baseou, se refere aos dados de 2020 e que, nos dois últimos anos, Alagoas fez o maior investimento em saneamento e distribuição de água de sua história elevando a coleta de tratamento de esgoto na cidade de Maceió para 55%.

Confira a nota da Casal na íntegra:

" A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que o ranking do SNIS se refere a dados de 2020. Nos últimos dois anos, Alagoas fez o maior investimento em saneamento e distribuição de água de sua história, elevando, por exemplo,

a coleta e tratamento de esgoto em Maceió para 55%. O Governo de Alagoas ressalta que foi pioneiro em realizar concessões públicas desse serviço com o objetivo de acelerar a transformação e garantir a universalização dos serviços nos próximos anos.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclarece que o ranking do SNIS se refere a dados de 2020 que foram enviados em 2021 para o Ministério do Desenvolvimento Regional. São dados que não incluem as últimas entregas da Casal feitas nos anos de 2021 e 2022, em que foram incorporadas bacias de esgotamento sanitário da parte alta (PPP entre Casal e Sanama) e a conclusão do esgotamento sanitário do Farol e bairros adjacentes em 2022 (Casal e Sanema). Essas entregas elevaram o patamar de coleta e tratamento de esgoto em Maceió para 55%, o que altera os dados inicialmente divulgados pelo Trata Brasil, que são referentes a 2020 e foram coletados em 2021.

Além disso, desde julho de 2021, a Casal deixou de atuar na distribuição de água e no esgotamento sanitário em Maceió e Região Metropolitana, ficando responsável apenas pela operação da PPP de esgotamento sanitário da parte alta da capital. Ademais, vale frisar que na Região Metropolitana de Maceió, composta por 13 cidades, a Casal é responsável pela produção de água para 10 delas. Depois de tratada, a água é repassada para a concessionária BRK, que tem como compromisso promover a distribuição de água e a coleta de esgoto para 1,5 milhão de habitantes, com previsão de investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 2,6 bilhões durante os 35 anos de contrato. Como forma de acelerar a transformação da realidade dos alagoanos, o modelo desenvolvido exigiu que, desse total, R$ 2 bilhões sejam investidos já nos primeiros seis anos de concessão, ou seja, até 2026."

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..