Falso tsunami: “Recuo do mar em Maceió não é novidade, é um evento natural”, afirma especialista

28/02/2023 15:02 - Oxi... Isso é Fake!
Por Redação*
Image

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que a maré baixa, movimento sempre visto em Maceió, seria um sinal que um tsunami atingiria o Brasil em breve. Pesquisadores da Ufal negam a relação entre os dois fenômenos e afirmam que não há evidência científica que preveja esse tipo de catástrofe no país. 

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maceió informou que no Youtube, um homem utiliza uma foto da Praia da Ponta Verde do momento em que a maré está baixa para narrar a ideia alarmista. “Se o mar está desaparecendo, ele vai voltar. Os pesquisadores são avisados pela própria natureza e o sinal que mais prevalece é esse”, afirma. O homem diz que vai apresentar estudos científicos que comprovam a previsão de um tsunami, mas até o fim o vídeo isso não acontece. 

O que é mentira?

É falso afirmar que a maré baixa em Maceió signifique um sinal que antecede um tsunami. Vários especialistas desmentem o conteúdo sensacionalista. 

O que é verdade, então?

O pesquisador Henrique Ravi, doutor em Geociência e líder do Grupo de Estudos Integrados ao Gerenciamento Costeiro (GEIGERCO), afirma que esse tipo de recuo do mar  em Maceió não é novidade, mas que é um evento natural, previsto e comum. 

“Esse movimento ocorre duas vezes por dia, com intervalos aproximados de 6 horas entre o nível alto denominado de preamar e o baixo baixa-mar, com diferença de no máximo dois metros. Essa maré é influenciada diretamente pelas forças de atração do sol e principalmente da lua sobre nosso planeta, sendo denominadas de marés astronômicas. As maiores preamares e baixa-mares ocorrem nos momentos de lua cheia e nova, sendo esse movimento natural denominado de maré de sizígia”, detalha Ravi.

Professor da Ufal, Henrique Ravi reforça que não há estudos ou evidências científicas que indiquem a possível ocorrência de tsunamis na costa brasileira. “Não há porque se cogitar se poderá haver um tsunami ou não, visto que não é um fenômeno recorrente no oceano atlântico”, tranquiliza o pesquisador ao citar que o último relato do Brasil ter sofrido reflexo de um tsunami é do século XVIII, em 1755, quando houve o maior terremoto sentido na Europa que atingiu fortemente Lisboa, em Portugal. 

Já o oceanógrafo Gabriel Le Campion explica que o recuo do mar em uma situação de tsunami seria muito maior. “Estamos localizados em uma placa tectônica de margem passiva, ao contrário do Chile, Peru, Califórnia, México e Japão, por exemplo. Tsunamis são mais frequentes em regiões de limites de placas, margens ativas, onde uma placa se atrita com a outra ou em explosões de vulcões submarinos em ilhas oceânicas, que não é o nosso caso”, afirma Le Campion. 

Gabriel explica que embora tsunamis também desloquem grandes massas de água, o avanço de um tsunami levaria apenas poucos minutos para ocorrer após um rápido recuo da água do mar, o que não é o caso . “A energia do tsunami não forma onda no oceano, mas propaga-se como uma vibração, que viaja entre 650 a 850 km/h, ou seja, em no máximo 4 minutos atingiria a costa”, pontua.

*Com assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..