Uma bebê de dois meses engasgou dentro do Centro Integrado de Segurança Pública de Coruripe (CISP), durante um registro de ocorrência, e foi salva por policiais do 11º Batalhão, neste domingo (26). O policial realizou a manobra de Heimlich.

O caso ocorreu durante a tarde, quando uma mulher foi ao CISP de Coruripe registrar uma ocorrência, que foi logo resolvida. Ainda dentro da recepção, ela amamentava sua filha quando precisou do socorro dos policiais militares.

Segundo a polícia, a bebê começou a tossir engasgada com o leite materno e alguns segundos depois não respirou mais, deixando todos nervosos e apreensivos.

No mesmo ambiente se encontrava o soldado Eden Bonfim, que vendo a situação agiu e iniciou a Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros em casos de emergência por asfixia, causada por qualquer tipo de corpo estranho obstruindo as vias aéreas.

Com a manobra, que pode ser feita por qualquer pessoa, a criança voltou a respirar e o soldado Eden Bonfim devolveu a criança aos braços de sua mãe.

O policial está há pouco mais de um ano atuando no 11º BPM e relata que foi a primeira vez que teve que utilizar a técnica, que aprendeu por conta própria.

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Continue até o socorro médico chegar.

*Com Aqui Acontece