A adutora do Sistema Carangueja, responsável pela produção de água para abastecer Palmeira dos Índios, apresentou rompimento nesta segunda-feira (20). A situação foi constatada após uma falta de energia que atingiu a captação de água, em uma barragem situada em Quebrangulo. Isso ocorre porque, quando a energia é suspensa, a água dentro da adutora pode fazer o percurso inverso e com pressão semelhante, causando assim o rompimento da tubulação. A esse efeito se dá o nome de “golpe de aríete”. 

Desse modo, o Sistema Carangueja precisou ser desativado por volta das 15h30. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já está reunindo equipamentos e materiais necessários para iniciar a manutenção emergencial da adutora nesta terça-feira (21).

Enquanto isso, Palmeira dos Índios recebe água do Sistema Caçamba, no entanto, devido à redução do volume de água ofertado, pode haver deficiência em algumas localidades.

A zona urbana da cidade é atendida pela concessionária Águas do Sertão, com a água tratada pela Casal. Já na zona rural, alguns povoados são abastecidos pela Companhia e outros pela Águas do Sertão. As comunidades rurais também ficam afetadas pela paralisação do Sistema Carangueja.

Leia a nota da Equatorial Alagoas na Íntegra:

Nota de esclarecimento:

Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica que afetou a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) do Povoado Santo Antônio Gavião, em Palmeira dos Índios, nesta segunda-feira (20), a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas foram até o local e realizaram os serviços necessários de competência da Distribuidora. O serviço foi concluído às 8h48 desta terça-feira (21).

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

 

*Com Ascom Casal