Em carta enviada ontem aos pacientes, a empresa Saúde & Suporte , que presta serviço de home care à Secretaria Estadual de Saúde, anunciou que vai cessar o atendimento, caso não receba cinco dias o que tem a receber do Estado.
E a situação (ver a nota abaixo) não parece nada fácil: desde maio do ano passado, a empresa não recebe o pagamento da Sesau, apesar de manter o atendimento aos pacientes do SUS.
“A Saúde & Suporte está nos seus limites operacionais em relação ao atendimento a todos os pacientes que foram enviados pelo Estado de Alagoas através da SESAU-AL, seja pela via judicial ou administrativa”, diz a correspondência.
E continua:
“A empresa, sob nenhuma hipótese, haverá de colocar qualquer paciente em risco, tem responsabilidade ética e moral, contudo não poderá por mais tempo manter pacientes sem o sistema de HOME CARE sem qualquer pagamento do Estado”.
Apesar das tentativas de solução pelas vias administrativa e judicial, mas “infelizmente não é mais possível suportar tamanho encargo financeiro”.
O documento já anuncia a supressão de alguns itens, o que não põe em risco a vida dos pacientes – a exemplo de fraldas descartáveis, “e assim será feito progressivamente”.
A questão objetiva é: chegou a conta das eleições do ano passado, o que vem ficando claro a cada dia.
Só que agora, eis a questão central: estamos falando da diferença entre vida e morte.
Nota da Sesau
Estamos buscando as devidas tratativas para resolução dessa demanda, inclusive mantendo contato com a empresa e a Secretaria da Fazenda.
Assim que tivermos uma posição mais concreta sobre o andamento de um possível acordo comunicaremos, por óbvio, aos interessados.
Destacamos ainda que o mais importante neste momento é preservar vidas.
Em tempo
Fica o exemplo para o AL Previdência, que vai “alugar” as escolas públicas ao Estado.

