Em longa conversa telefônica, hoje, o ex-secretário da Saúde, Alexandre Ayres, deputado estadual mais votado este ano, garante que quer se manter longe de polêmicas, agora: “Eu tenho muitos projetos a desenvolver como deputado”.

Na oposição?

- Eu não tenho posição de ir para a oposição. Eu sou do grupo dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho e do governador Paulo. Mas não quero é virar bode expiatório.

E a situação crítica da Secretaria de Saúde?

“Eu sai da secretaria em março deste ano e respondo pela minha gestão. Tenho relatório de tudo que fiz, dentro da lei e movido pela necessidade de um momento atípico que vivemos”.

Quantas contratações foram feitas na sua gestão?

“De seis a sete mil, por absoluta necessidade. Nós abrimos mil e quinhentos leitos hospitalares, próprios, numa mudança histórica da Saúde em Alagoas. Essas pessoas foram contratadas bem antes que eu me lançasse candidato a deputado estadual. Não havia um objetivo eleitoral, portanto, mas a necessidade e a urgência. Nós contratamos os melhores profissionais, não aqueles que eram simpáticos a mim”.

Evitando fazer qualquer crítica ao seu sucessor, Gustavo Pontes de Miranda, Ayres assegura que “problemas na Sesau sempre existiram e sempre existirão”:

- Naturalmente, com a redução da pandemia, que ainda não acabou, muita gente deve ser afastada ou realocada. Mas acredito que o governador vai continua investindo no fortalecimento da rede própria, fugindo da lógica anterior à construção dos nossos hospitais, de investir na rede filantrópica. O governador Paulo já me disse que pretende seguir na mesma linha.

Frisando, mais uma vez, que só pode responder pelo que fez até março de 2022, ele garante que a situação – atraso de pagamentos - da Casa do Coraçãozinho se explica pela “dificuldade da própria formalização do contrato”, mas disse que acredita que isso será resolvido.

Em resumo, o ex-secretário afirma que tem muita convicção do que fez no comando a pasta, principalmente durante a pandemia: 

- Não há culpados até porque não há culpa naquilo que realizamos na Saúde. Eu tenho muito orgulho do trabalho que eu e minha equipe realizamos, principalmente durante a pandemia.