O Colégio Santa Úrsula, situado em Maceió, emitiu uma nota para esclarecer os atos realizados no último dia 3 de novembro, por alunos da 3ª série do Ensino Médio que jogaram ovos, maizena, água, bexigas de água em outros estudantes, acenderam sinalizadores e dispararam extintores de incêndio de pó químico nos corredores da escola e dentro de salas de aula.
Em nota, o Santa Úrsula disse que “através de uma mobilização, em um grupo de WhatsApp, alguns estudantes programaram uma “brincadeira” em forma de trote sem a prévia autorização e sem o conhecimento da Coordenação do Colégio”.
“Na organização da “brincadeira”, que consistiria em trazer ovos, amido de milho em pó (maizena), sinalizadores e bombas para dentro do Colégio, estava determinado que todos os alunos do Colégio seriam envolvidos de forma deliberada na atividade não autorizada”, diz um trecho da nota.
O colégio também disse que tentou averiguar com alguns alunos da 3ª série se essa informação tinha procedência, mas não teve retorno.
“Cientes de nosso papel formativo e com nosso compromisso com a segurança de nossos alunos dentro do ambiente escolar, resolvemos alertar previamente as famílias das 3ªs séries do Ensino Médio sobre a possível situação, bem como contar com o apoio e colaboração delas para evitar qualquer situação que viesse a oferecer riscos aos nossos estudantes”, diz outro trecho da nota.
A instituição reforçou que os alunos envolvidos foram identificados e que penalidades serão aplicadas proporcionalmente e adequadas a todos os alunos envolvidos no evento, na medida da participação de cada um, inclusive aplicando as penalidades máximas possíveis diante dos atos mais sérios e reprováveis, nos termos do Regimento Escolar.
“Por ter adentrado na esfera que envolve o direito da criança e do adolescente, na medida em que se fizer necessário, o Colégio disponibilizará todo o material probatório produzido para as autoridades públicas, a fim de que estas, na medida de suas atribuições, tomem as providências que entenderem necessárias”, conclui a nota.