Junqueiro promove outra etapa de Formação de Atletismo Escolar para seus professores

13/10/2022 10:02 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Professores de Educação Física da rede municipal de Junqueiro participaram no último sábado, de mais uma etapa da formação docente na área de Atletismo Escolar. Ao todo foram oito horas de formação. Durante os trabalhos, os professores tiveram contato com exercícios e atividades de corrida, salto, arremessos, todos adaptados à escola e principalmente aos alunos. É bom lembrar que a 1ª etapa de formação na área de atletismo escolar aconteceu no dia 3 de junho passado, com cerca de 80 professores.

Para a secretária da pasta, Jannesmar Palmeira, o objetivo desta qualificação é implementar a nova modalidade esportiva para os alunos da rede com idade entre 4 e 14, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Afirma Jannesmar que atualmente, os professores de Educação Física  já trabalham nas unidades escolares, com o dardo, o disco, o peso de ferro, o bastão de revezamento, além das tradicionais, como queimada, handebol, entre outras.

A formação foi ministrada por Josias Lino dos Santos, professor e treinador da Confederação Brasileira de Atletismo Nível I e II (CBAt/CPB); treinador de atletismo paralímpico da Pestalozzi Maceió; árbitro de Atletismo (FAAT) e atleta profissional. Ele ainda é professor de futebol no projeto Gol do Brasil (CBF Social) e no Projeto na Base do Esporte (SELAJ).

"O aprendizado propicia aos estudantes coordenação motora aprimorada, destreza manual, ritmo, auxílio na alfabetização e letramento das crianças e adolescentes, bem como o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, além do trabalho em equipe e cooperação mútua", destacou Ana Beatriz coordenadora de Educação Física da SEMED.

Lá em Junqueiro a Secretaria de Educação e a Coordenação de Educação Física, promovem através do Programa EducAÇÃO, formação continuada dos docentes e acompanham a rotina escolar na disciplina, subsidiando a prática dos professores, sobretudo  estabelecendo parcerias.

"O programa estimula também, nas unidades escolares, o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, que têm como foco central o movimento corporal e o objetivo de propiciar aos alunos novas vivências, experiências educativas e a construção de valores, como a cooperação, a solidariedade e o respeito às regras de convivência e urbanidade", frisou Jannesmar Palmeira. 

Para o prefeito  Leandro Silva, o principal objetivo da Formação Continuada é preparar os professores para enfrentarem os desafios que surgem no dia a dia das escolas, bem como incentivar a inserção de atividades diversificadas no currículo escolar.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..