Independentemente do resultado da eleição do segundo turno para presidente, Alagoas vai contribuir com dois novos deputados federais com perfil bolsonarista de raiz: Alfredo Gaspar e Fábio Costa.

Ambos se juntam a Arthur Lira, deixando a bancada federal de Alagoas ainda mais direitista.

Se Renan Filho conseguiu eleger um federal para chamar de seu, o surpreendente Tio Rafa,  Lira agrega ao seu grupo na Câmara Federal nada menos do que dois colegas de bancada e de crenças. Não por acaso, Bolsonaro obteve em Alagoas a sua maior votação (percentual), entre os estados do Nordeste (ganhou de novo em Maceió).

As urnas nesse primeiro turno mostraram o quanto o bolsonarismo – e sua essência ideológica – está vivo e vai sobreviver no Brasil, seja qual for o resultado do segundo turno presidencial.

Ou seja: não foi apenas uma gripezinha.