O governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito, neste domingo, governador do Rio de Janeiro, com quase 60% dos votos. Às 20h45, com 91,33% das urnas apuradas, a vitória do advogado de formação e cantor gospel foi matematicamente confirmada — ele será o 64ºmandatário do Palácio Guanabara.

Castro se manteve na dianteira das pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha, focada nas realizações em um ano e meio de mandato.

Todas as pesquisas, no entanto, apontavam que haveria uma nova votação no dia 30, contra o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). O pessebista, que tinha 27% dos votos no momento da confirmação, ligou na sequência para o adversário, parabenizando-o pela reeleição.

Perfil

Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de 42 anos, nasceu em Santos (SP) e, ainda criança, veio morar no Rio de Janeiro. É casado com a publicitária Analine Castro e Silva e pai de dois filhos, João Pedro e Maria Eduarda.

Em 2005, Castro se formou em Direito pela UniverCidade. Além de advogado, é músico, compositor e evangelizador.

Em 2004, Cláudio Castro começou sua trajetória política como chefe de gabinete do vereador Márcio Pacheco (PSC), com quem seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) até 2016. Foi ainda assessor especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Em 2013, trabalhou na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em 2016, Cláudio Castro foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PSC e compôs a Mesa Diretora da Câmara Municipal na função de 2° Secretário.

Em 2018, Castro foi eleito vice-governador na chapa de Wilson Witzel (PSC), que pouco mais de um ano depois sofreu o impeachment. Castro, então, tomou posse em 1º de maio de 2021.

Propostas de Castro

Cláudio Castro afirmou em seu plano de governo que até o fim de 2026 vai gerar mais de um milhão de empregos em todo o estado, sendo a maioria deles de carteira assinada “e com salários valorizados”.

“O objetivo central do Governo Cláudio Castro 23-26 é gerar no Estado a maior onda de oportunidades de emprego vivida nos últimos 50 anos”, dizia parte do plano de governo.

Castro aposta nas obras de infraestrutura e cita a construção de um metrô leve na Baixada Fluminense e da Linha 3 do metrô convencional, que ligaria o Centro do Rio a Niterói e São Gonçalo.

Outra meta de Cláudio Castro para um possível segundo mandato é ampliar em 15 bases o Segurança Presente, um programa de patrulhamento complementar ao trabalho realizado pela Polícia Militar em determinadas regiões do estado. O governador também prometeu estender o Programa Cidade Integrada.