O governo da Nicarágua tirou do ar o canal CNN en Español, na madrugada desta quinta-feira (22) - 1h07 no horário de Brasília ou 22h07 de quarta-feira (21), no horário local. Tanto o regime de Daniel Ortega quanto as operadoras de cabo que transmitiam o sinal da emissora não se pronunciaram sobre os motivos da remoção.

Em comunicado, a CNN en Español afirmou que “o governo da Nicarágua retirou nosso sinal de televisão, negando notícias e informações aos nicaraguenses de nossa rede de televisão, na qual eles confiam há 25 anos”.

A emissora disse que “continuará cumprindo sua responsabilidade com o público nicaraguense”, por meio do site e do canal no YouTube. “Na CNN en Español, acreditamos no papel vital que a liberdade de imprensa desempenha em uma democracia saudável (...) A CNN defende as reportagens de nossa rede e reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência”, comunicou.

Esse não é o primeiro ataque realizado contra a imprensa pelo governo de Ortega. Em abril, o diretor do principal jornal da Nicarágua, Juan Lorenzo Holmann, foi condenado a nove anos de prisão por lavagem de dinheiro. O caso, contudo, tem sido tratado como perseguição política.

Depois de chegar ao poder por meio de uma eleição rejeitada pela comunidade internacional, com concorrentes presos ou no exílio, Ortega promoveu um ataque a católicos, fechando igrejas críticas ao seu governo.