Um novo modelo de negócio e com uma estrutura mais enxuta, os atacarejos invadiram Alagoas e vêm exigindo algumas mudanças no mercado do varejo local. Se, por um lado, a chegada das grandes bandeiras nacionais do varejo no estado é vantajosa para os clientes, por outro, os empresários do ramo buscam se firmar diante da forte concorrência.
Na parte alta de Maceió, em um raio de menos de 2 km estão concentradas três grandes redes do varejo: GBarbosa, Assaí e Mix Matheus. Para o especialista em consultoria para supermercados Diorge Macena, a chegada de grandes redes nacionais e multinacionais exige dos empresários alagoanos a busca por capacitação e conhecimento de gestão do seu negócio.
“Tem que buscar pensar fora da caixa para lidar com a concorrência e a mudança do perfil do consumidor cada vez mais exigente, adotando algumas medidas como desenvolver pessoas e equipes, definir estratégias de identificação de redução de despesas, investir em tecnologia e informação através da interpretação das informações e dados dos seus próprios sistemas de compras e vendas, visando identificar oportunidades de melhorias de mix, formação de preço, prevenção de perdas”, detalha Macena.
Ele assegura que, do ponto de vista do consumidor, essa "invasão" tem sido bastante vantajosa, o que também foi salientado pelo presidente da Associação dos Supermercados em Alagoas (ASA).
Retorno de investimentos para Alagoas
A chegada de mais uma grande rede nacional do modelo atacarejo em Alagoas, como o Grupo Matheus, confirma o potencial de investimento e retorno do estado, principalmente em Maceió e Arapiraca.
De acordo com Diorge Macena, esse modelo de negócio vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos e já domina com 40% da venda de alimentos. E a perspectiva é de alcançar 50% nos próximos 2, 3 anos.
Ao CadaMinuto, a direção do Grupo Matheus confirma o estudo da implantação em outros municípios estratégicos em Alagoas. “Sem dúvida, o potencial econômico do estado, impulsionado fortemente pelo turismo. Ainda que tenha a presença de outros players, Alagoas tem demanda de atendimento e acreditamos muito no nosso modelo de negócio e diferenciais para conquistar os consumidores alagoanos”, acrescenta Sandro Oliveira, diretor executivo do Grupo Mateus, sobre a característica que fez a vinda do Mix Matheus para Alagoas.
Ao falar sobre sua expansão, o Grupo garante que tem uma inteligência comercial acumulada ao longo dos 36 anos da empresa. “Estudamos com muito critério o potencial de compra das cidades da Região Nordeste que pretendemos iniciar uma operação, as demandas existentes, o perfil do consumidor, a logística necessária para garantir um abastecimento rápido e eficiente. São diversas nuances que precisam ser consideradas para definimos a bandeira a ser implantada, assim como as estratégias de venda, marketing e comunicação”, disse Sandro Oliveira.
Cada um faz o seu melhor
O presidente da Associação dos Supermercados em Alagoas (ASA), Raimundo Barreto, avalia que a chegada dos novos empreendimentos, tanto na capital quanto no interior, proporciona ao consumidor um poder maior de escolha.
Em todo estado, são mais de 3.500 pontos de vendas, classificados como pequenos, médios e grandes supermercados, hipermercados e atacarejos. Somente Maceió concentra mais de mil unidades.
Barreto coloca que nos últimos anos os alagoanos ganharam a opção de escolha de compras em redes das grandes bandeiras do varejo brasileiro e a expectativa é que mais duas lojas sejam abertas na capital até o final do ano, através do Grupo Assaí Atacadista, que adquiriu a antiga rede Extra Hiper.
“Cada um faz o seu melhor para atrair a clientela, que tem mais opção de compras”, disse Barreta, acrescentando que o mercado tem se comportado bem para todos, tanto os supermercados quanto para os Atacarejos.