Santa Luiza do Norte sedia abertura de projeto que visa qualificar boleiras de AL com apoio da Embrapa e Ifal

31/08/2022 09:27 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Um projeto que conta com o suporte da Embrapa e Ifal, denominado de Boleiras das Alagoas teve início ontem,  terça-feira, 30, na cidade de  Santa Luzia do Norte, envolvendo as boleiras da localidade com as de Coqueiro Seco. Trata-se do começo  da capacitação das boleiras desses dois municípios da região metropolitana de Maceió, que surgem como pioneiros, mas o projeto atingirá a todos os municípios alagoanos, sobretudo os que preservam a cultura de transformar a massa da mandioca em gostosos quitutes.   

“A ideia de se fazer um trabalho de valorização a essas guerreiras, surgiu de um projeto piloto criado pelo técnico Hébert dos Santos, que compõe o corpo técnico da Secretaria Municipal do Turismo de Coqueiro Seco, mas como a própria história registra; essa arte nasceu através das mãos dos escravos que ao fugirem de suas senzalas, formaram um Quilombo dentro do município de Santa Luzia, assim sendo para o sucesso já garantido do citado projeto de valorização, qualificação e institucionalização dos produtos, aconteceu a junção de Coqueiro e Santa Luzia”, relata o secretário de Cultura e Turismo santa-luziense, Pedro Soares (Poeta Pedão). 

Ainda segundo Pedão, tanto o prefeito Márcio Lima em Santa Luzia, quanto a prefeita Decele em Coqueiro Seco, têm dispensado todo apoio, para que esse sonho, ministrado pela EMBRAPA, IFAL e outros parceiros seja de realização. Afirma que o curso se estenderá até janeiro de 2023, quando haverá a formatura de diversas boleiras participantes. “Tanto eu enquanto secretário por Santa Luzia e Betânia Barros por Coqueiro Seco, juntamente com toda nossa equipe, estamos convictos que o sucesso já está consagrado” finalizou o Poeta Pedão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..