Rodrigo e Jó lotam evento para construção coletiva de plano de governo

11/08/2022 08:38 - Política
Por Assessoria
Image

Centenas de pessoas se reuniram nesta quarta-feira (10) com os pré-candidatos a governador, Rodrigo Cunha (União) e a vice-governadora, Jó Pereira (PSDB), para colaborar na construção do plano de governo “Alagoas Merece Mais”. No encontro ocorrido no Armazém Uzina, em Maceió, especialistas de vários segmentos e a população em geral discutiram soluções e apresentaram demandas em praticamente todas as áreas: Educação; Esporte e Lazer; Segurança Pública; Saúde; Desenvolvimento Social e Cidadania; Ciência e Tecnologia; Cultura e Economia Criativa; Agronegócio; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio Ambiente e Cidades Inteligentes.

“Quem conhece a nossa caminhada, a minha e a de Jó, na Assembleia Legislativa, sabe que nossa missão no parlamento sempre foi ouvir as pessoas, o que fizemos por meio de várias audiências públicas, tratando a política de forma participativa, com responsabilidade e transparência”, afirmou Rodrigo, destacando que o encontro de hoje é uma demonstração clara de que o diálogo será a tônica da gestão e “a educação é nossa prioridade absoluta, pois é dela que derivam todas as mudanças necessárias”.

“Não se faz desenvolvimento só com cimento e areia, mas com saúde, educação, que é a força motriz desse desenvolvimento, assistência social, segurança. Com políticas públicas transformadoras, perenes e com o olhar voltado para as pessoas, em todas as áreas. A principal violência é a ausência do Estado”, completou Jó.

Foi justamente a educação o tema do primeiro painel, abrindo a rodada de conversa. Professores, gestores e alunos solicitaram, entre outros pontos, incentivos para a prática esportiva; enfrentamento da evasão escolar; combate ao analfabetismo que atinge 18% da população; parceria com os municípios na discussão e implantação de programas educacionais; políticas públicas para inserção de jovens no mercado de trabalho; e inclusão das pessoas com deficiência; e diálogo permanente.

Os pré-candidatos ao governo se comprometeram com a reativação do Fórum Estadual de Educação como instância para promoção de políticas públicas e em trabalhar para zerar a taxa de analfabetismo, em um pacto pela transformação na educação.

No painel sobre Segurança Pública, o ex-procurador-geral de Justiça e ex-secretário, Alfredo Gaspar, idealizador do programa de governo na área, frisou que a segurança pública não pode ter interferência política e precisa valorizar os profissionais.

Pontuando a relação estreita entre educação e segurança, ele chamou a atenção ainda para a necessidade de mudar a legislação penal, bandeira que se comprometeu em defender na Câmara dos Deputados, em Brasília: “Rodrigo, você é uma das maiores vítimas da violência em Alagoas. O assassino de sua mãe está em liberdade. Há muitos ‘Rodrigos’ espalhados em Alagoas, esperando justiça”.

Alfredo Gaspar, o presidente da Assomal, coronel Olegário Marques; o delegado Thiago Prado e o policial civil Ricardo Nazário, presidente licenciado do Sindpol, sugeriram investimentos na valorização do servidor da Segurança Pública; política educacional como base de tudo; melhoria nos equipamentos físicos; e reforço consistente do quadro de pessoal.

Em relação a interferência política citada por Alfredo Gaspar, Jó Pereira lembrou que o secretário de Segurança Pública “não conversa com o governador-tampão, que recebe ordens de muita gente, mas vai direto à Assembleia Legislativa, que interfere diretamente na segurança pública do estado, inclusive removendo delegados de suas funções”. “Não podemos deixar Alagoas voltar a ser terra de coronéis, de justiça seletiva. Não podemos retroagir 30 anos, aceitando a ideia deles de que policial tem que estar na mão de político”.

Rodrigo complementou lembrando um vídeo viralizado recentemente nas redes sociais, no qual uma pessoa, ao colocar o adesivo do governador-tampão no carro, se gabava de que não seria parado pela polícia. “Isso já está acontecendo. A sensação agora é de medo do crime de mando voltar a ser realidade. Essa possibilidade precisa ser rechaçada”.

Participaram do encontro Alagoas 360º, vários pré-candidatos, entre eles o médico Hemerson Casado; a presidente do Conisul e ex-presidente da AMA, Pauline Pereira; prefeitos; ex-prefeitos; deputados, ex-secretários de estado e municipais, vereadores e inúmeros representantes da sociedade civil organizada e entidades não governamentais de segmentos variados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..