Programa Saúde na Escola leva ações de cuidados com a Saúde para a Escola Cláudio Daniel

08/08/2022 14:26 - Interior
Por Assessoria
Image

A Prefeitura de Coruripe através do Programa Saúde na Escola (PSE) realiza entre os dias 01 e 09 de agosto ações de cuidados com a saúde e palestras educativas na Escola Municipal de Educação Básica Cláudio Daniel, atendendo um total de 1783 alunos.

 O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com foco no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

 Através de uma equipe multidisciplinar, os estudantes recebem atendimento e passam por avaliação médica, odontológica, atividades com a equipe de enfermagem e agentes de saúde. Nas ações do PSE é realizada aplicação de flúor, avaliação epidemiológica (nível de cárie), triagem da autovisão, pré-consulta com ausculta e verificação de pressão arterial.

 A coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da secretaria municipal de Saúde, Risoneide Vasconcelos, destacou a importância do PSE para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos estudantes.

 “Esse programa veio para fortalecer as ações de cuidados com a saúde e qualidade de vida dos nossos alunos. Atendemos em Coruripe toda a rede pública, seja ela municipal, estadual ou federal, com atividades que visam conhecer o perfil de cada escola e de cada localidade para realização de ações que melhor atendam esse público”, pontuou.

 O PSE em Coruripe atende alunos de 24 escolas, sendo 20 da rede municipal, três da rede estadual e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O público beneficiado são os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 A coordenadora falou também como o PSE contribui para a formação de políticas públicas que melhoram a saúde dos alunos. 

“A partir do trabalho realizado direcionamos os estudantes que identificamos que precisam de atendimento mais específico para as Unidades Básicas de Saúde, para que sejam acompanhados. Ao final das atividades anuais, geramos um relatório para o Ministério da Saúde, este irá nortear as políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes que serão desenvolvidas para os municípios”, acrescentou Risoneide Vasconcelos.

 A aluna Hanna Beatriz de 11 anos disse gostar de participar das ações do PSE. “Eu gosto muito de participar dessas atividades, além de me divertir venho também para saber como está minha saúde. Fiz um teste de visão, coloquei flúor nos dentes e assisti atentamente às palestras. Pretendo repassar o que aprendi aqui para meus pais e irmãos em casa, mostrando para eles a importância de cuidar da saúde”, disse a menina.

 O momento contou também com três palestras ministradas pela equipe da Vigilância Sanitária, com os temas: Qualidade da Água, Covid-19: A doença e formas de prevenção e Dengue: Faça a sua parte na luta contra o mosquito.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..