Atriz Olivia Newton-John morre aos 73 anos

08/08/2022 17:33 - Cultura
Por CNN Brasil
Image

A atriz e cantora australiana Olivia Newton-John, estrela de filmes como “Grease” e “Xanadu”, sucesso nos anos 1970 e 1980, morreu na manhã desta segunda-feira (8) em seu rancho no sul da Califórnia. Ela tinha 73 anos.

“Olivia tem sido um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos compartilhando sua jornada com o câncer de mama. Sua inspiração de cura e experiência pioneira com plantas medicinais continua com o Olivia Newton-John Foundation Fund, dedicado à pesquisa de plantas medicinais e câncer. A família pede que qualquer doação seja feita em sua memória para a @onjfoundation”, escreveu seu marido, John Easterling, em comunicado na conta oficial do Instagram da atriz.

A cantora revelou em setembro de 2018 que estava tratando um câncer na base da coluna. Foi seu terceiro diagnóstico de câncer, após ataques de câncer de mama no início dos anos 1990 e em 2017.

Também pelo Instagram, seu amigo e par romântico nas telas, o ator John Travolta, lamentou a morte de Olivia.

“Minha querida Olivia, você fez todas as nossas vidas muito melhores. Seu impacto foi incrível. Eu te amo muito. Nos veremos na estrada e estaremos todos juntos novamente. Do seu, desde o primeiro momento em que te vi, e para sempre! Seu Danny, seu John!”, escreveu.

Sua ascensão à fama

Graças a uma série de hits country e soft-rock, Olivia Newton-John já era uma cantora popular no final dos anos 1970. Mas seu papel co-estrelando ao lado de John Travolta em “Grease”, de 1978, sem dúvida o filme musical mais popular de todos os tempos, elevou-a a um novo nível de estrelato.

Embora ela tivesse pouca experiência em atuação (e completou 29 anos durante as filmagens), Olivia teve uma performance indelével como Sandy, uma estudante australiana de natureza doce que namora o personagem de Travolta, Danny, em uma escola secundária do sul da Califórnia na década de 1950.

A química deles na tela como pombinhos incompatíveis que passam por transformações no ato final para conquistar o coração um do outro – ela troca seus vestidos de babados por saltos, couro, spandex e um cigarro – ancorou o filme e inspirou visualizações repetidas por legiões de fãs.

“Acho que ninguém poderia imaginar que um filme duraria quase 40 anos e ainda seria popular e as pessoas ainda estariam falando comigo sobre isso o tempo todo e adorando”, disse Newton-John à CNN em 2017. É apenas um daqueles filmes. Tenho muita sorte de ter feito parte dele. Deu prazer a tantas pessoas.”

Olivia Newton-John cantou em três dos maiores sucessos do filme: os duetos “You’re The One That I Want” e “Summer Nights” com Travolta, e sua balada solo, “Hopelessly Devoted To You”.

Nascida em Cambridge, Inglaterra, em 1948, Newton-John mudou-se com a família para Melbourne, na Austrália, quando ela tinha cinco anos. Depois de ganhar um concurso de talentos em um programa de TV, “Sing, Sing, Sing”, quando adolescente, ela formou um grupo só de garotas e começou a aparecer em programas semanais de música pop na Austrália.

Newton-John gravou seu primeiro single na Inglaterra em 1966 e emplacou alguns sucessos internacionais, mas ela permaneceu em grande parte desconhecida para o público dos EUA até 1973, quando “Let Be There” se tornou um hit top 10 tanto no adulto contemporâneo quanto nas paradas country.  

Seguiu-se uma série de hits fáceis de ouvir, que ficaram em primeiro lugar, incluindo “I Honestly Love You”, “Have You Never Been Mellow” e “Please Mr. Please”.

Então veio “Grease”, que foi o filme de maior bilheteria de 1978 e se tornou um fenômeno cultural duradouro.

O filme deu a Olivia Newton-John a oportunidade de mudar sua imagem completamente. A capa do álbum seguinte, “Totally Hot”, trazia a cantora vestindo couro preto, enquanto suas músicas tinham um som pop mais ousado e contemporâneo.

Physical

Em 1981, ela levou sua nova personalidade mais sexy um passo adiante com “Physical”, um número de dança com letras tão sugestivas como “Não há mais nada para falar a menos que seja horizontalmente”. Banido por várias estações de rádio, tornou-se seu maior sucesso, passando 10 semanas no topo da Billboard Hot 100.

Ela também apareceu em vários outros filmes de grande orçamento, incluindo a fantasia musical “Xanadu”, com a lenda de Hollywood Gene Kelly em seu papel final na tela. O filme foi um fracasso, mas sua trilha sonora vendeu bem e gerou “Magic”, um hit número 1.

Em 1983, ela se juntou a Travolta novamente para “Embalos a Dois”, uma comédia romântica-fantasia, mas não conseguiu recapturar sua faísca “Grease”.

Ao longo de uma longa carreira, Olivia Newton-John ganhou quatro prêmios Grammy e vendeu mais de 100 milhões de álbuns.

“Eu tive muitas vidas na música. Eu tive country quando comecei, então passei para o pop”, disse ela à CNN. “Eu tinha ‘Xanadu’ e ‘Grease’, muitas músicas no meio. Eu me sinto muito grata. Tenho um repertório tão grande para escolher.”

Superando a tragédia

Mas Newton-John também enfrentou sua cota de problemas e tragédias. Seus diagnósticos de câncer de mama a forçaram a adiar e cancelar várias turnês.

E, em 2005, o então namorado de Newton-John, Patrick McDermott, desapareceu no mar durante uma viagem de pesca na costa da Califórnia. Ele nunca foi encontrado – um mistério não resolvido que assombrou a cantora por anos.

“É muito difícil viver com isso”, disse ela a Larry King, da CNN, em 2006. “É provavelmente a coisa mais difícil que já experimentei, e já passei por muitas coisas”.

Embora seu perfil de carreira tenha diminuído em seus últimos anos, Olivia Newton-John nunca parou de gravar e se apresentar. Entre seus destaques estavam participações especiais em “Glee”, uma longa residência “Summer Nights” no Flamingo Las Vegas e um sucesso de danceteria, “You Have to Believe”, gravado com a filha Chloe.

“Adoro cantar, é tudo o que sei fazer”, disse ela à CNN em 2017. “Isso é tudo o que faço desde os 15 anos, então é a minha vida. as pessoas ainda vêm me ver.”

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..