Desistência de Jairzinho Lira empolga 'pequenos' candidatos a deputado do PSD

15/07/2022 06:00 - Voney Malta
Por redação
Image

A importância do primeiro suplente de deputado estadual pelo PSD cresceu meteoricamente após o deputado estadual Jairzinho Lira desisitir de concorrer a reeleição.

É que agora os puxadores de votos do partido são os vereadores por Maceió Samyr Malta e Teca Nelma. A conta para eleger dois deputados é de 100 mil votos; e de cerca de 50 mil para eleger um.  

Sem Jairzinho, Samyr e Teca devem somar em torno de 40 mil votos. Para completar a votação vão depender do voto de legenda e da ação dos demais candidatos.

É aqui que surge a possibilidade de o mais votado da chapa proporcional - após os dois vereadores - virar o primeiro suplente.

Porque quem dos dois vereadores ficar na primeira suplência não vai poder assumir o mandato, a não ser que renuncie ao cargo de vereador.

Ou seja, o vereador para assumir o cargo de deputado temporariamente como suplente tem que renunciar ao mandato, diz a legislação,.

Portanto, revelam os bastidores da pré-campanha de Rui Palmeira (PSD ) ao governo, o candidato que tiver em torno de 3 a 4  mil votos tende a ficar como primeiro suplente.

Ainda segundo os bastidores, o que antes era calmo e tranquilo entre os 'poca urnas' -  candidatos com pouquíssimos votos -  agora estão todos agitados e já atrás de votos por conta dessa perspectiva.

O clima de animação parece quase com o de uma ‘corrida do ouro’.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..