É fake que Prefeitura não tenha ação de combate à dengue

11/07/2022 14:55 - Oxi... Isso é Fake!
Por Assessoria
Image

Foi dito por um vereador de Maceió que a Prefeitura não estaria realizando ações contra o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. A afirmação é falsa. O Município mantém mais de 400 agentes de combate às endemias em atuação diária em todas as regiões da capital, o Disque Denúncia e mutirões em residências, terrenos baldios, borracharias e mercados públicos.

O parlamentar da capital disse que se preocupa ainda mais com os casos de dengue pelo fato de não ver ações de prevenção no município. “Nós estamos vivendo uma fase crítica da dengue e a gente nunca mais viu nenhuma ação da prefeitura”, expressou.

O que é mentira?

É falso dizer que a Prefeitura não tenha ação de combate à dengue.

O que é verdade, então?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém diariamente um trabalho preventivo e de combate ao mosquito Aedes aegypt. São 429 agentes de combate às endemias que atuam em visitas domiciliares em todas as regiões de Maceió, em ação de conscientização e fiscalização.

Os agentes atendem solicitações que chegam por meio do canal de atendimento do Disque Denúncia pelo telefone (82) 3312-5495 e visitam terrenos abandonados para verificar se há criadouros. Há também mutirão em 11 áreas de Maceió, oportunidade em que visitam borracharias, terrenos baldios, mercados públicos e conscientizem a população sobre a importância de não deixar água acumulada nas residências.

O programa Maceió Unida Contra a Dengue, realizado em maio, por exemplo, inspecionou mais de 16 mil imóveis, incluindo residências, borracharias, ferros-velhos, mercados públicos, construções e terrenos baldios. Já o Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis nas borracharias e nos pontos de descarte de resíduos da cidade chegou a 206 borracharias de Maceió e o resultado foi o recolhimento de 2.141 pneus que poderiam ser foco de proliferação do mosquito.

Disque Dengue

A Coordenação Geral de Epidemiologia da SMS disponibiliza um canal para denúncias de focos de mosquito da dengue. No Disque Dengue, pelo número (82) 3312-5495, qualquer pessoa pode denunciar áreas com potencial para proliferação do vetor e receber orientações diante de situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Call Center de Arboviroses

A partir desta quarta-feira (22) Maceió passa a contar também com o Call Center de Arboviroses. Por meio do canal de comunicação, os maceioenses acometidos por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - dengue, chikungunya e zika- poderão tirar dúvidas e receber o devido direcionamento de acordo com o estágio e características da enfermidade adquirida.

Médicos e enfermeiros do município vão atender pelo número 156 - opção 5 - de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..