Rui se mostra confiante em aliança com Albuquerque e confirma que Republicanos indica o vice

07/07/2022 13:10 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Em entrevista ao jornalista Wyderlan Araújo, no Canhão Podcast, o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), buscou se vender como uma “alternativa” independente entre os pré-candidatos postos. 

 

Palmeira tenta assumir, ainda que evitando um tom mais agressivo, ser o candidato que nem se encontra com o grupo dos Calheiros (leia-se o MDB), nem com aliança com o deputado federal Arthur Lira (Progressistas). É que Lira apoia a candidatura ao governo do senador Rodrigo Cunha (União Brasil). 

 

O detalhe é que o Rui Palmeira, que hoje se mostra independente dos caciques e enxadristas locais, dentro do clima de “Davi contra os Golias” da política local, é o mesmo Rui Palmeira que já teve alianças políticas com os principais caciques dos quais agora se distancia. 

 

Na disputa municipal passada, o acordo entre Rui Palmeira e o ex-governador Renan Filho (MDB) foi a construção do palanque para que Alfredo Gaspar de Mendonça disputasse a Prefeitura de Maceió pelo “ninho emedebista”. Mendonça foi derrotado pelo atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB).

 

Atualmente, Gaspar de Mendonça se encontra no União Brasil e se firma em um grupo que se opõe ao MDB do senador Renan Calheiros e do ex-governador Renan Filho. A lógica da política obedece a uma matemática eleitoral própria: a melhor posição para que um candidato a proporcional encaixe sua estimativa de votos e consiga ser competitivo. Se há contradições, é só um detalhe...

 

Voltando a Rui Palmeira: quando o ex-prefeito comandava os destinos da cidade de Maceió tinha como principal parceiro o deputado federal Arthur Lira e o Progressistas. Inclusive, mesmo sem ter sido candidato na disputa estadual passada, estava alinhado com o palanque montado por Lira. 

 

Agora, equidistante dos dois principais grupos com os quais já manteve relações estreitas, Rui Palmeira tem um novo importante aliado: o deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que é ventilado como possível candidato ao Senado Federal. Albuquerque já foi pré-candidato ao governo, mas abriu mão dessa disputa para apoiar Palmeira. Se abrirá também mão de ser candidato ao Senado para voltar à disputa do mandato de deputado estadual, aí é com os próximos capítulos dessa História. 

 

Durante a entrevista com Wyderlan Araújo, Rui Palmeira reforçou a importância do apoio de Albuquerque, falando em compromissos sempre cumpridos, afinidades e confianças. Inclusive, sustentando que é candidato ao governo e que uma possível desistência são apenas boatos, Rui Palmeira foi enfático ao afirmar que a união com Antônio Albuquerque é concreta ao ponto de o Republicanos já ser o partido que indicará o vice do ex-prefeito na disputa majoritária. 

 

“Eles (os Albuquerques do Republicano, pois além de Antônio Albuquerque, há o deputado federal Nivaldo Albuquerque) devem contribuir com a indicação do candidato a vice em nossa chapa, com um nome que vai ser divulgado nos próximos dias”, coloca Palmeira. 

 

É, cada eleição tem, de fato, sua própria história... E em algumas dessas histórias, realmente é preciso ser independente, independente do passado, mas com o foco no futuro.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..