Receita alerta para golpes em pedidos de empréstimos envolvendo pagamento de IOF via pix

30/06/2022 17:45 - Brasil/Mundo
Por Assessoria
Image

A Receita Federal está alertando os contribuintes para mais um golpe na praça, desta vez envolvendo empréstimos. Em vários relatos recebidos pela instituição, supostas empresas condicionam a liberação dos valores ao pagamento antecipado de Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF. Os estelionatários fornecem inclusive notificações e documentos de arrecadação falsos, levando o indivíduo a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro.

A Receita recebeu relatos de cidadãos que pagaram taxas ou IOF por meio de pix para pessoas físicas. Trata-se de golpe, já que a Receita Federal não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas por transferência via pix.

O recolhimento do IOF, especificamente, é feito somente mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) que é pago pela entidade que fornece o crédito e não pelo contribuinte. A Receita Federal esclarece, ainda, que seus servidores não prestam serviços de empréstimos à população nem entram em contato para cobrar esse tipo de pagamento.

Caso o contribuinte desconfie de ter sido vítima de um golpe, a orientação é procurar imediatamente a autoridade policial, munido de todas as provas possíveis, a fim de registrar um boletim de ocorrência.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..