Veja os horários para doar sangue no Hemoal durante o feriado de São Pedro

29/06/2022 08:07 - Saúde
Por Assessoria
Image

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona em horários especiais nesta quarta-feira (29), feriado estadual de São Pedro. A Unidade Arapiraca, no bairro Eldorado, recebe doações de sangue das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Já a Unidade Maceió, no bairro Trapiche, realiza a captação de voluntários entre as 7h30 às 17h.

Além de receber doações de sangue, as Unidades Arapiraca e Maceió liberam hemocomponentes aos hospitais e maternidades. Com isso, os pacientes que necessitarem de transfusões sanguíneas, serão assistidos pelos plantonistas do Hemoal.

Critérios para Doação – Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários não podem estar infectados pelo novo coronavírus. Caso tenham desenvolvido a Covid-19, é necessário respeitar uma quarentena de dez dias, contados após a recuperação.

Quanto aos voluntários que tenham mantido contato com uma pessoa infectada, também há restrição. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde (MS), neste caso específico, o ato de doar está liberado apenas para aqueles que, nos sete dias subsequentes, não tenham apresentado sintomas da Covid-19.

Mas além das restrições inerentes à Covid-19, existem regras gerais para doar sangue. Além de boa saúde, os voluntários devem ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e, ao comparecer ao Hemoal, devem estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara.

Há impedimento para doar sangue no caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. No caso dos candidatos que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue é liberada apenas após um ano.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..