Em cinco meses, Centro de Tratamento de Queimados atendeu 150 pessoas; 35,33% são menores de 10 anos

24/06/2022 07:37 - Saúde
Por Gabriela Flores
Image

Neste período de festas juninas, quando crianças e adultos costumam “brincar” com fogos de artifício e alguns ainda acendem fogueiras, é preciso estar atento à segurança para evitar acidentes.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde repassados ao CadaMinuto, nesta sexta-feira, 24, apontam que no Centro de Tratamento de Queimados, que funciona no Hospital Geral do Estado (HGE), em 2021 foram realizados 471 atendimentos, já neste ano, entre os meses de janeiro a maio, o número chegou a 150.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Sesau, há pacientes de todas as regiões do Estado. No caso dos atendimentos realizados este ano, 53 eram crianças, na faixa etária de zero a 10 anos. Os demais eram adolescentes, adultos e idosos.

Orientações

Para evitar acidentes, a recomendação é não brincar em locais que tenham fogueira acesa e onde estejam soltando fogos de artifício, principalmente pessoas que estejam fazendo uso de bebidas alcoólicas, cujo estado de equilíbrio esteja comprometido. Porém, a principal recomendação se volta para os pais ou responsáveis por crianças, que devem redobrar a atenção, uma vez que as crianças não sabem mensurar os riscos, se lançam em novas descobertas e agem com impulsividade. 

Outra orientação é não colocar fogos de artifício nos bolsos, pois o atrito e o calor podem ativá-los, causando também queimaduras, assim como, jamais usar álcool líquido para acender fogueiras.

Queimaduras

Em caso de queimaduras a orientação é que em hipótese alguma deve ser utilizada pasta de dente, pó de café, manteiga ou gelo para tentar aliviar a dor, uma vez que esses produtos não possuem efeito e podem agravar e atrasar a cicatrização. 

Outro alerta muito importante é evitar a automedicação, sendo imprescindível lavar imediatamente o local com água corrente, por pelo menos cinco minutos, ou esfriar a área com um pano limpo, frio e molhado. Se surgirem bolhas, não as fure ou retire sua camada. Isso pode facilitar o desenvolvimento de infecções na pele.

Susto

A estudante universitária, Marcela Santos, contou à reportagem que queimou a mão utilizando fogos de artifício. “Estava com um grupo de amigos e fui soltar um pistolão. Como nunca tinha utilizado fogos, o acomodei de forma errada e quando estourou, saiu uma fumaça pela parte traseira e queimou a palma da minha mão”, contou ela.

Apesar do susto, ela fez os procedimentos imediatos de forma adequada e buscou atendimento em uma unidade de saúde. “Segui todas as recomendações e não tive nenhuma sequela, o que ficou mesmo foi a lição e um certo medo de fogos de artifício. Prefiro eles longe de mim”, desabafou a estudante.

Onde buscar atendimento?

Se o ferimento apresentar gravidade, é necessário se dirigir ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, em Maceió, que possui o Centro de Tratamento de Queimados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..