Lampião a construção de um mito, narra a entrada do grupo de cangaceiros na cidade de Capela –(SE)

22/06/2022 09:39 - Roberto Gonçalves
Por redação
Image

A escritora Maria Otília Cabral Souza - de Capela/SE, lançou recentemente o livro Lampião - a construção de um mito, obra volumosa que narra minuciosamente a entrada pacifica de Lampião em Capela, interior de Sergipe e a tentativa de nova entrada, desta feita frustrada. Na época, quando foi recebido a bala pela resistência dos corajosos capelenses. 

A obra está à venda ao preço de R$ 50,00 + R$ 13,00 = 63,00 para qualquer parte do Brasil. Pix (079)9 9909-6309.

 

A entrada do grupo de Lampião em Capela (SE)

A história do Cangaço no Nordeste sempre em evidência com fatos novos e outros detalhes a pacata cidade de Capela no interior de Sergipe também foi ¨visitada¨ pelo grupo Lampião, na época do cangaço, e não só uma vez, como duas.

A primeira audaciosa visita do rei do Cangaço à Capela, aconteceu no dia 24 de outubro de 1929. O chefe descaradamente mandou um recado para o prefeito da cidade, Antão Correia de Andrade, para que entrasse na cidade com ele. Virgulino passou no prédio do telégrafo e depois foi ao Cineteatro Capela, que no momento exibia um filme mudo e a orquestra tocando.

Depois que Lampião entrou, as luzes se acenderam e o povo começou a querer sair. “Daqui ninguém sai e quem correr vê o gosto da bala atrás”, teria dito Lampião. O juiz correu, conseguiu pular o muro e se escondeu num convento.

O filme que estava sendo exibido, era Anjos das Ruas, de Janet Gaynor. Lampião mandou que a luz fosse apagada e que o filme continuasse, e ainda teria dito ao jornalista Zózimo Lima que nenhuma notícia dele era para ser divulgada. Lampião não gostou do filme e saiu. Ele teria pedido ao prefeito 20 mil contos de réis, mas Antão só tinha cinco e ele aceitou.

Em seguida, Lampião e o bando foram a uma pensão e lá almoçaram. A turma foi para a Estação ferroviária à espera de soldados que poderiam vir da Bahia. Mas nada de soldados. Depois de receber o dinheiro, de fazer algumas compras e pagar e de ganhar um livro sobre a vida de Jesus, Lampião reuniu o bando e foi embora.

Em outubro de 1931, Lampião e o bando voltam à Capela. Fazem alguns reféns nas fazendas e manda o irmão do vigário informar que entraria de novo na cidade. O recado foi dado, mas desta vez um grande grupo de moradores (inclusive mulheres) se organizou, armou-se e ficou escondido nas torres da igreja. Lampião achou demorado o recado, entra na cidade e é recebido com chumbo.

Fazendo referência aos tiros que vinham das torres da igreja de Nossa Senhora da Purificação, Lampião teria dito: “Vamos embora que nesta cidade até os santos atiram”. Virgulino ficou nos arredores da cidade e teria praticado uma série de crimes. O Jornal da Tarde, de São Paulo, em 30 de julho de 1973, conta as histórias de Lampião em Capela (SE)

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..