Pelo menos 11 municípios alagoanos decretaram situação de emergência por causa das chuvas

26/05/2022 11:32 - Maceió
Por Redação
Image

Atualizada às 12h17

Pelo menos 11 municípios alagoanos decretaram situação de emergência devido às chuvas. Os municípios foram fortemente atingidos e registraram diversas ocorrências provocadas pelas chuvas, inclusive o desabamento de residências. Cerca de 700 famílias alagoanas ficaram desalojadas.

Até a publicação desta matéria, além dos nove que estão em situação de emergência, segundo um levantamento da Associação dos Municípios Alagoanos, três estão em estado crítico (Palmeira dos Índios, Penedo e Feliz Deserto) e nove estão em situação de alerta.

Os municípios que decretaram situação de emergência foram: Arapiraca; Barra de São Miguel; Coruripe; Maceió; Marechal Deodoro; Penedo; Porto Calvo; Roteiro; São Miguel dos Campos e Traipu.

Nas redes sociais, o prefeito de Maceió JHC disse que tomou a medida após os relatórios da  Defesa Civil que apontam um grande acumulado de chuvas na capital alagoana. “Seguimos atentos. A prioridade é o maceioense!”, escreveu. 

A partir da situação emergencial, o Município também executa imediatamente o plano de contingência para viabilizar obras, distribuição de cestas básicas, além de poder liberar ajuda em recursos para a população atingida. Toda esta prestação de serviço e auxílio, conforme o decreto, não causa prejuízos às restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, que baliza no país o controle de gastos pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Monitoramento - A Defesa Civil de Maceió mantém os trabalhos de monitoramento e até a madrugada desta quinta-feira foram registradas 28 ocorrências, sendo a maioria de deslizamento de terras e sem vítimas.

Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 famílias desalojados, das quais, cinco estão em abrigo municipal. Neste período, os pluviômetros registraram 289 mm de chuvas na capital alagoana. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..