Arapiraca recebe profissionais de 24 municípios em Conferência de Saúde Mental

Assessoria|

O prefeito Luciano Barbosa acompanhou a abertura dos trabalhos, na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do Espaço Tuta Festa, no bairro Baixa Grande, ao lado da secretária municipal de Saúde, médica Luciana Fonseca.

Além dos municípios de Maceió, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema, Arapiraca é uma das sedes para realização das cinco Conferências Regionais de Saúde Mental.

As conferências são preparatórias para a Conferência Estadual de Saúde Mental que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Maceió, e deverá reunir cerca de 400 delegados eleitos nas conferências regionais e municipais, realizadas este ano.

O presidente do CES, José Wilton da Silva explica que as conferências regionais têm o objetivo de viabilizar a participação do maior número de municípios na etapa estadual. “Sabemos que, com a pandemia, vários gestores tiveram dificuldades em realizar suas conferências, então optamos em realizar as conferências regionais para contemplar esses municípios”, disse ele.

Ele destacou que na etapa sediada em Arapiraca participam 24 municípios da 7ª e 8ª Regiões de Saúde.

Ações unificadas

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância das conferências na luta e resistência para a unificação das ações de saúde mental voltadas para a população.

“A pandemia da Covid-19 prejudicou a continuidade de muitos programas. É importante continuarmos firmes, com o propósito de juntar esforços entre saúde, educação e outras áreas sociais”, reforçou o prefeito Luciano Barbosa.

Pela manhã foram realizados os trabalhos de leitura do regulamento, palestras sobre saúde mental com a enfermeira-doutora da Ufal, Mércia Zeviade Breda, e a representante da Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Telma Maria Alves.

A programação da conferência inclui, no período da tarde, a eleição para escolha dos delegados para a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, plenária final e aprovação das propostas dos grupos de trabalho (GTs).

A próxima etapa das conferências regionais acontecerá no dia 31 de maio, em Santana do Ipanema.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados