Chuvas intensas: AMA acompanha situação dos municípios em Alagoas

25/05/2022 10:01 - Municípios
Por Redação*
Image

Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) acompanha a situação das fortes chuvas em todas as regiões do estado que, segundo a previsão do tempo, devem continuar ao longo desta quarta-feira (25).

De acordo com a AMA, as coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECS) estão a postos em regime de plantão permanente, já que o volume de chuvas na quadra chuvosa – que vai até agosto – está acima do esperado, de acordo com o Órgão. 

O órgão informa que recentemente, os representantes foram treinados pela AMA e Defesa Civil para enfrentar casos de acidentes naturais a partir de um plano de contingência preventivo, para minimizar os danos nas regiões.

Alertas

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mau tempo com possibilidade de ondas de até 2,2 metros no litoral de Alagoas. De acordo com o comunicado do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), há também a possibilidade de rajadas de vento e ocorrência de áreas de instabilidade atuando sobre o litoral, com o céu meio encoberto/quase encoberto com pancadas de chuva fraca/moderada ao longo do período.

Já a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alerta para o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e cheias em pequenos riachos. A continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Já a previsão do tempo nas outras regiões ambientais do Estado de Alagoas é de céu encoberto com chuvas isoladas.

Risco à população

A Defesa Civil pede que a população esteja atenta neste período, principalmente nos alertas emitidos pelo Estado. Existe um serviço gratuito onde é possível receber os alertas em seu celular via mensagem de texto. Para isto, basta enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Você poderá cadastrar até dois endereços. O serviço também envia os alertas para usuários das plataformas de mobilidade social, como o Waze e Google Maps, e para as pessoas que possuem TV por assinatura.

Para ajudar o trabalho da imprensa, a AMA disponibiliza a relação de coordenadores municipais por cada município, basta solicitar pelo e-mail imprensa@ama.al.org.br. Aos gestores, a assessora técnica, Margareth Bulhões, está a disposição para informações necessárias, com o acompanhamento em tempo real dos avisos meteorológicos, com o trabalho conjunto junto da Defesa Civil de Alagoas.

Veja a matéria do treinamento:

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..