V Encontro "Mamelucando: saber é no Quilombo" acontece neste final de semana

24/05/2022 16:50 - Cultura
Por *Assessoria
Image

Sendo uma realização da Associação dos Remanescentes de Quilombo Mameluco, o V encontro "Mamelucando: saber é no quilombo" acontecerá durante três dias SEGUIDOS com uma programação repleta de palestra, roda de conversa, mesa redonda e apresentações culturais. Segundo José Ferreira, conhecido como Zé Duda, coordenador geral do evento, "a perspectiva da associação quilombola para o encontro é boa, de tá realizando o V encontro né, com toda garra, todo esforço. É um ato educativo né e de reconhecimento. Cada vez mais ampliando o conhecimento, né. De resto está tudo bem, tudo na expectativa e aguardando todos”, disse Ferreira.

Com a participação das demais comunidades quilombolas do estado de Alagoas, convidados e parcerias, o encontro busca promover o fortalecimento cultural e histórico da comunidade quilombola através do desenvolvimento de atividades que giram em torno das pautas afirmativas organizadas pelas comunidades quilombolas de Alagoas.

Em contato com Amanda dos Santos, uma das produtoras do V Encontro Mamelucando, a mesma fala sobre a importância do encontro para o quilombo Mameluco e para os quilombos do estado, "o Mamelucando não só é de extrema importância, como também é super necessário, pois resgata a cultura dos nossos antepassados, evidenciando a importância da nossa ancestralidade para que assim as atuais e futuras gerações possam valorizar suas raízes. Por muitos anos ser chamado de “quilombola” era sinônimo de vergonha, muitos não se aceitavam, não se reconheciam como tal, mas a partir do Mamelucando e outras iniciativas culturais na nossa comunidade, muitas pessoas passaram a perceber que o quilombo é símbolo de resistência e força, e assim começaram a se identificar e ter orgulho de tal denominação, percebendo a importância que possuem na história e cultura brasileira", disse Santos.

O encontro, em sua quinta edição, conta com o apoio da Assessoria Movimento das Comunidades Populares (MCP), Instituto Vozes Quilombolas (IVQ) e o incentivo cultural de Keka Rabelo Produção Cultural e Assessoria de Comunicação.

Para José Bezerra, presidente do Instituto Vozes Quilombolas (IVQ), a organização dos quilombos hoje representa para o Brasil “o compromisso coletivo de luta por melhorias sociais, historicamente negadas pelo Estado. Significa ainda a possibilidade de lutar por transformação social, cujo sentido é de superar o capitalismo pelo bem viver, ou socialismo. O Brasil teve nos Quilombolas um dos agentes importantes no processo civilizacional, porque foi por meio deles que se pode falar em liberdade antes mesmo da revolução francesa. E antes de outro movimento de libertação nacional. Pode contribuir também com o momento político com a clareza devida de retorno do governo que abriu as portas para os Quilombolas: Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Bezerra.

O V encontro "Mamelucando: saber é no quilombo" é gratuito e direcionado aos quilombos de todo o estado. Acontecerá na comunidade quilombo Mameluco, localizada na zona rural de Taquarana – AL, nos dias 27, 28 e 29 de março a partir das 19h00, com a seguinte programação:

27/05 – Sexta-feira

Boas vindas e recepção das comunidades

19h00 – Jantar

19h30 – Abertura com a oração tradicional

20h10 – Palestra “Educação escolar Quilombola”

Palestrante: Professor Bezerra e Professor Josimar

22h00 – Descanso                                                                                              

 

28/05 – Sábado

7h00 – café da manhã

8h30 – Roda de conversa “Análise de conjuntura: Inclusão à libertação?”

Coordenação movimento das Comunidades Populares (MCP)

10h30 – Lanche

11h00 – Continuação da roda de conversa “Análise de conjuntura: Inclusão à libertação?”

12h00 – Almoço

14h00 – Mesa redonda “Educação Escolar Quilombola”

15h00 – Apresentação Cultural Pérola Negra do Poço do Lunga Coité do Noia

15h30 – Lanche

16h00 - Apresentação da equipe Cavalaria São José

16h40 – Capoeira: Mestre Bico de Fulo

17h40 – Tempo livre.

18h00 – Jantar

19h00 – Apresentação do Candomblé do mestre Jorge Costa

 

29/05 – Domingo

7h30 – Café da manhã e despedida

 

*Texto de Lídia Kelly, estagiária de Relações Públicas do projeto Bureau Comunicação Comunitária, coordenado pela professora Manuela Callou e Keka Rabelo, da Universidade Federal de Alagoas com parceria do GT de comunicação Quilombo Mameluco.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..