Traipu realiza caminhada de conscientização e combate à exploração infanto-juvenil

18/05/2022 18:49 - Interior
Por Ascom Traipu
Image

Dezenas de crianças e adolescentes, alunos da rede municipal do município de Traipu, foram às ruas neste dia 18 de maio, para lembrar à população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual infanto-juvenil.

A Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma caminhada pelas ruas da cidade, para marcar a data no município. A ação aconteceu em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com o Conselho Tutelar, e com as Secretarias da Criança e Adolescentes e da Educação.

As crianças e adolescentes traipuenses caminharam pelas principais ruas da cidade, exibindo cartazes, faixas e panfletos. Eles usavam camisetas com a flor símbolo da infância e o slogan da campanha nacional, “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

O objetivo da caminhada foi promover a conscientização sobre a necessidade de proteger as crianças e adolescentes de todas as formas de violações de seus direitos, e, principalmente, do abuso e da exploração sexual. Além de estimular a reflexão sobre o papel da sociedade no combate a esse tipo crime.

Além da conscientização, a ação realizada em Traipu alertou também sobre uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações, que é a denúncia. Ela pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Após recebidas, a denúncias são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. 

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em todo o Brasil, nos cinco meses de 2022 já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra essa população ligados a situações de violência sexual.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, pelo projeto de lei 9970/00, incentivado pelo assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..