A cidade de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, voltou a liderar o ranking das temperaturas mais altas do país nesta segunda-feira (24). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 15h os termômetros marcaram 38,5°C, o maior registro do dia em todo o território nacional.

O município — às margens do Rio São Francisco — já havia figurado no topo das medições recentemente. No dia 7 de novembro, Pão de Açúcar atingiu 39,1°C, a maior máxima do país. Na mesma data, Piranhas, também no sertão alagoano, registrou 38,5°C, ocupando a terceira colocação entre as temperaturas mais altas.
O calor intenso desta segunda coincidiu com um alerta de baixa umidade emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O aviso, válido até quinta-feira (27), coloca parte do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste em Estado de Atenção, com possibilidade de umidade relativa do ar abaixo de 30% em determinados períodos do dia.
A Semarh explica que o cenário é resultado da atuação de uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Essa combinação reduz significativamente a umidade e dificulta a formação de nuvens de chuva sobre essas regiões alagoanas.









