Marx Beltrão volta a defender projeto que barra aumento da conta de energia e faz apelo ao governo federal

18/05/2022 16:32 - Interior
Por Assessoria
Image

O deputado federal Marx Beltrão (PP) disse nesta quarta-feira (18) que a “redução da tarifa de energia, caso seja a solução adequada pelo presidente Bolsonaro por meio de ação do Ministério de Minas e Energia, será uma medida sensata e que certamente trará um alívio para toda a sociedade alagoana e brasileira. Por isso, faço este apelo ao governo federal. Para que o governo aja rapidamente a fim de barrar este aumento infame”. Marx tem sido um dos articuladores, no Congresso Nacional, em busca da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 94/22, que suspende o reajuste tarifário anual de 2022.

“Estamos na luta pela aprovação desta proposta. Em Alagoas, o reajuste autorizado pela Aneel à Equatorial foi de 20% na tarifa paga pelos alagoanos. Um completo absurdo. Inaceitável. Vamos trabalhar por tarifa justa e a Equatorial já lucra bilhões às custas do bolso dos alagoanos”, disse Beltrão. Um requerimento protocolado na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo deputado federal Marx Beltrão (PP) já pede a inclusão urgente do Projeto de Decreto Legislativo nº 94/22 na ordem do dia de votações da Casa.

Além do reajuste abusivo de 20% na tarifa de energia elétrica em Alagoas, houve reajuste de 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; e quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará. Nos últimos dois anos, o reajuste para os alagoanos chegou a 40%, atingindo diretamente a economia do estado e a despesa das famílias.

Também nesta quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em pronunciamento à TV Câmara, afirmou que espera sensibilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e das distribuidoras para que possam reduzir as tarifas de energia. Lira se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e parlamentares para discutir a situação do reajuste da conta de luz e do projeto de decreto legislativo que susta esses aumentos.

“Esperamos uma resposta bastante curta para a Câmara poder discutir dentro do Plenário a solução desse problema. Espero que venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras", disse Lira acrescentando que diversos deputados participaram da reunião nesta quarta. "Esperamos que até o final do dia possamos ter um encaminhamento das discussões que ocorrerão nas comissões permanentes”, afirmou Lira.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..