Sem alarde, reitor da Ufal dobra número de radioterapia no HU

17/05/2022 15:57 - Coluna Labafero
Por redação
Image

Sem alarde, a gestão do professor Josealdo Tonholo, reitor da Ufal, realizou uma das maiores ações do ano na área de saúde de Alagoas, nesta segunda-feira (17): a  inauguração da reforma do bunker e entrega do novo acelerador linear do Centro de Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário (HU).

Com recursos próprios, o HU investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma do bunker. O Cacon atende pacientes com câncer, encaminhados de várias regiões de Alagoas e o  novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias, das quais destaca-se o dobro da capacidade de atendimento. 

Agora, o número de procedimentos como radioterapia passará de 30 para cerca de 60 por dia, um aumento de 100% na oferta de radioterapia, dobrando o número de pacientes atendidos pelo SUS.

O acelerador conta ainda com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios-x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

Pessoas ligadas a Reitoria da Ufal lembram que, ao assumir o cargo, Tonholo recebeu um HU sucateado e cheio de dívidas, onde faltava até de toalhas e de roupa de cama para os pacientes.

Ainda conforme um grupo que integra a atual gestão, o novo acelerador quase foi perdido pela Ufal, devido ao descaso de gestões passadas da Ufal e do próprio HU. O empenho de Tonholo e de parlamentares, a exemplo da a deputada federal Tereza Nelma, evitou o fechamento das portas da radioterapia do HU, sem o equipamento.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..