O que são eSports e como eles estão mudando o mercado de games

12/05/2022 13:02 - Artigos
Por redação
Image

 

Desde que a era internet se consolidou no dia a dia das empresas e dos consumidores, ter um email empresarial, um site e até uma loja virtual são apenas alguns dos requisitos básicos para um negócio sobreviver e atender bem aos clientes.

Hoje em dia, qualquer segmento de mercado deve estar atento para as ferramentas digitais e as principais tendências da tecnologia. Os games, nesse caso, são um dos principais criadores de tendências.

Quando o assunto é entretenimento, a indústria dos games disputa de igual para igual com a fonográfica, o cinema e a televisão. O fato é que os tentáculos dos jogos eletrônicos influenciam até mesmo na cultura pop. 

Filmes e histórias em quadrinhos baseados em jogos como Sonic, Mortal Kombat e Mass Effect são a prova disso. Porém, os games vão além da superfície da diversão e, hoje em dia, para muitos jogadores, é um trabalho que paga quantias milionárias.

O fenômeno do eSports já é uma realidade e impulsiona mudanças significativas no mercado dos games, da publicidade, da gestão de negócios e também no mundo do entretenimento.

Quer saber mais sobre os eSports? Continue a leitura do nosso artigo!

 

Pixabay

 

O que é eSports?

 

O nome eSports nada mais é do que a abreviação do termo “Esportes Eletrônicos”. Os eSports são campeonatos de videogame, simples assim. Tais campeonatos são realizados desde a década de 70, quando Space Invaders e Pac-Man eram a grande febre entre os gamers.

No entanto, a indústria dos games cresceu e os jogos evoluíram. A tecnologia aplicada nos consoles resultou em melhores gráficos e gigantes do mercado, como a Nintendo e a Sega, despejavam clássicos como Mario e Sonic.

Assim como os games evoluíram, os campeonatos também. Se antes eles movimentavam apenas um nicho de consumidores, hoje eles arrastam multidões, estão sob os holofotes da mídia e pagam fortunas para os atletas.

Sobretudo, é possível dizer que foi a partir dos anos 2000 que os e-Sports cresceram de um modo significativo, constituídos por equipes de gamers ou por jogadores individuais. A possibilidade de jogar online, algo viável com a consolidação da internet, também ajudou.

 

Como são os campeonatos dos eSports

 

Os campeonatos são verdadeiros eventos que não perdem em nada para partidas de grandes times de futebol ou combates entre famosos astros do boxe. 

As competições são organizadas e podem ser disputadas de modo individual ou por meio de equipes, envolvendo altas premiações. 

Além disso, as disputas podem ser assistidas pela TV, mas como estamos na era da digitalização e nada escapa do radar da tecnologia streaming, é possível acompanhar os campeonatos de eSports por ferramentas como:

 

  • Facebook Gaming
  • Twitch
  • Booya!
  • Youtube

 

Além do mais, empresas voltadas para o planejamento e a realização de torneios atuam com o intuito de fortalecer o cenário, torná-lo mais competitivo e possibilitar ainda mais a profissionalização do mercado.

Com isso, surgem chances interessantes de investimento e patrocínio das competições e seus participantes, como, por exemplo, a compra de direitos de transmissão.

 

Como os eSports estão mudando o mercado de games

 

Com a profissionalização de jogadores e competições grandiosas, o mercado de games vai muito bem obrigado. Inclusive, de acordo com a Newzoo, especialista no universo dos jogos digitais, esse mercado tem tudo para crescer ainda mais.

No Brasil, por exemplo, o eSports já ganhou o seu espaço. Hoje em dia já temos equipes brasileiras atuantes no cenário e cyberatletas bem sucedidos.

Tudo isso serve para alimentar ainda mais um mercado que já estava em alta e tem a tendência de se desenvolver ainda mais. Inclusive, com o crescimento do eSports, não faltam empresas e marcas que querem aderir a esse segmento para se aproximar do público gamer.

Oportunidades nesse caso são bem-vindas. Imagine uma empresa que, além de expor a sua marca em outdoors nas ruas, também consiga expô-la nos cenários de um game ou nas camisas dos cyberatletas de uma determinada equipe.

Os jogos eletrônicos pisando firme no terreno da publicidade e do Marketing não é exatamente uma novidade, pois existe até nome para isso, Advergames. No entanto, diante do atual “boom” dos eSports, a tendência é essa prática se fortalecer.

Por isso, além das empresas investirem em e-mail profissional, presença digital e outros detalhes fundamentais para os negócios, as estratégias envolvendo games podem ser uma boa alternativa.

Também não dá para ignorar que o mercado abre portas para profissionais de áreas como design, programação e computação gráfica, já que para que mais jogos continuem cativando o público, é necessário mãos e cérebros para desenvolvê-los.

 

Pixabay

 

Conheça as principais categorias dos eSports

 

Se nos primórdios da era dos games os jogos eram mais simples, hoje os gráficos prezam pelo realismo e muitos investem em uma jogabilidade que flerta com a narrativa cinematográfica. 

No atual cenário é válido destacar algumas categorias que são as preferidas dos gamers. Confira então algumas delas a seguir. 

 

Jogos de luta

 

É uma das categorias mais populares entre os gamers. Inclusive, nessa categoria é possível encontrar jogos que ficaram famosos e transcenderam o universo dos jogos e migraram para outras mídias, tais como o cinema e as histórias em quadrinhos. Entre os mais conhecidos estão:

 

  • Tekken
  • Street Fighter
  • Mortal Kombat
  • Streets of Rage

 

FPS

 

É a sigla para First-Person Shooters. Em português podemos traduzir o termo para “Atiradores em Primeira Pessoa”. 

Em se tratando do mundo dos games o nome já diz tudo. Sendo assim, o jogador controla um personagem por meio de uma visualização em primeira pessoa. 

Doom, lançado nos anos 90, é um clássico do gênero, mas hoje em dia há vários outros exemplares conhecidos como:

 

  • Overwatch
  • Valorant
  • CS: GO
  • Halo

 

 

MOBA

 

O termo MOBA é a sigla para Multiplayer Online Battle Arena, que em português significa Arena de Batalha Multijogador Online. 

Na prática, a jogabilidade de um game MOBA consiste em equipes disputando territórios. Hoje em dia essa é uma das principais categorias presentes nos e-Sports, possibilitando aos jogadores escolherem personagens com características, poderes e armas de vários tipos.

Alguns exemplos mais conhecidos entre os MOBA são:

 

  • Arena of Valor
  • Heroes of the storms
  • Rise of Immortals
  • League of Legends (LoL)
  • Dota 2

 

Battle Royale

 

Consistem em jogos de sobrevivência em que, no decorrer da partida, os personagens devem coletar recursos, tais como alimentos, armas e poderes. Alguns dos games mais conhecidos nessa categoria são:

 

  • Free Fire
  • Fortnite
  • Call of Duty - War Zone
  • Final Fantasy VII

 

Os eSports conquistam adeptos no mundo inteiro

 

Os campeonatos já são conhecidos nos redutos gamers, pois geram o interesse de várias marcas, que patrocinam equipes e jogadores. E isso tudo movimento muito investimento no setor. 

No atual cenário da internet, em que as empresas devem investir em sites e Marketing Digital, o mercado de games cresce e abre várias oportunidades.

Por isso, os eSports deram uma “vida extra” ao mercado gamer e assim tornaram os jogos em grandes oportunidades de negócios.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..