Thiago Toledo e Caio Lima, conhecidos por fazerem militância para Ciro Gomes anunciaram suas pré-candidaturas no sábado passado, dia 30. Caio será candidato a deputado federal e Thiago, a deputadoestadual.

A novidade é que ambas candidaturas não serão pelo PDT, partido que Thiago e Caio eram filiados há anos, e sim pelo Avante, com articulação junto a Gustavo Pessoa,ex-candidato a prefeito de Maceió.

“O espaço político deve ser ocupado por pessoas que estão dispostas a enfrentar os desafios que a velha classe política não enfrenta. Vamos ajudar a reconstruir a política alagoana. E o Avante nos deu essa liberdade, faremoscampanha para Ciro e denunciaremos os desmandos de grupos políticos que - me parece - o PDT, em Alagoas,estará junto. Em suma, não havia clareza por onde se ia caminhar, agora há”, disse Caio Lima, 25 anos, servidor público e estudante de direito da UFAL, que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados.

Apesar da pouca idade, Thiago Toledo, 23 anos, também estudante de direito, vai para a segunda disputa. Nas eleições de 2020, ele obteve 837 votos para vereador     de Maceió. 

“O processo costuma ser desleal e as pessoas sabem disso. Entretanto, temos o que essa turma do dinheiro não tem: disposição para estudar os problemas do nosso estado e quais atores políticos que são favorecidos por esses problemas. Iremos chamarnossa gente para o jogo. Se for preciso - certamente será - vamos constranger quem usa do  sofrimento e das mazelassociais para perpetuarseus privilégios”.

Outros pré-candidatos, como Teca Nelma, vereadora de Maceió; Judson Cabral, ex-deputado estadual; Mário Agra, ex-secretário de agricultura do estado, participaram do lançamento das pré-candidatura no sábado.

Vem aí uma união progressista? Veremos.