A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), apresentou, nesta quinta-feira (28), em coletiva à imprensa, uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Segundo o secretário Fabrício Marques Santos, Alagoas apresentou desempenho no crescimento econômico acima da média nacional.
Durante a coletiva, o secretário destacou que Alagoas apresentou em 2021 um desenvolvimento econômico forte e robusto, acima da média nacional em comparação aos outros estados. Como exemplo, citou que o Brasil cresceu 4,6%, retomando a queda de 2020, enquanto Alagoas cresceu 7,7%, mantendo estabilidade.
Fabrício Marques, detalhou o crescimento em diversas áreas, principalmente na agropecuária. “Alagoas é um estado pobre, mas fomos beneficiados com o auxílio emergencial, o que segurou a economia, em especial no setor público, que é muito sólido”, disse Fabrício, acrescentando que, no estado, a agropecuária continua sendo o puxador da economia alagoana, representando 18% dela.

No ano de 2021, a agropecuária teve um crescimento de 6,78%. “A produção de cana-de-açúcar teve uma performance extraordinária e um forte crescimento”, destacou. Completando os números, a indústria de transformação também apresentou um crescimento puxando pela produção de alimento de açúcar.

Na área da construção, a indústria apresentou um desenvolvimento de 12,42% , impulsionado pelo crescimento forte na construção de prédios residenciais e as condições de financiamento de 2020, menor patamar histórico da taxa de juros que determinou muitos financiamentos.

Fabrício explicou ainda que nos serviços acumulados de 2021, o setor de administração, registrou aumento de 7,56%, incentivado pelo crescimento nas atividades de saúde e educação.
