O governador Renan Filho afirmou, durante o início da tarde desta terça-feira (15), que a população está liberada a não usar máscara em ambientes externos. No entanto, nos ambientes fechados, o estado facultou aos municípios a decisão de manter a obrigatoriedade. Ele pediu que os municípios analisem como está o cenário, mas disse que o estado orienta que o uso seja mantido.
“Caso no município os casos estejam baixos e o gestor queira retirar a máscara, ele pode fazer essa decisão. É necessário que se avalie as condições sanitárias de cada cidade. O Estado orienta que seja mantida a obrigatoriedade, mas cabe ao município”, explicou o governador.
Alexandre Ayres, secretário de Saúde do Estado, disse que a vacinação ainda precisa avançar, principalmente a infantil. “A vacinação dos adultos melhorou e por isso que o número de pessoas internadas caiu. O mundo ainda está em pandemia”.
Ayres reforçou que a decisão é baseada nas análises epidemiológicas. “Estamos facultando aos municípios para que eles analisem internamente as condições sanitárias”.
O governador também anunciou que a venda de mercadorias por ambulantes dentro dos estádios de futebol será liberada. Além dos estádios, as restrições ao público em eventos como teatro, cinema e outros, também serão liberadas.
Renan Filho ainda reforçou que nesta terça-feira vai divulgar o decreto no Diário Oficial.
Por fim, Renan disse que espera que a pandemia vire em endemia em breve. “Durante toda pandemia nós tomamos decisões baseadas em como está o cenário. Se houver uma mudança de cenário, nós falaremos com as pessoas. A decisão de liberar as máscaras foi discutida com os técnicos”.