Como parte do lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), a Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), realizou ao longo da semana, diversas palestras educativas e de conscientização em escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino.

A ação, que marcou o início da construção do PMRR no município, envolveu a distribuição de cartilhas e materiais didáticos voltados à prevenção de desastres naturais, beneficiando mais de 160 estudantes.

Durante as apresentações, técnicos da Defesa Civil e do SGB explicaram, de forma lúdica e acessível, como a comunidade pode identificar sinais de risco de deslizamentos de terra e inundações.

Os estudantes receberam cartilhas ilustradas com orientações sobre como agir e evitar riscos causados por desastres naturais. A iniciativa visa transmitir informações de maneira simples e objetiva, para que crianças e moradores de áreas vulneráveis saibam reconhecer sinais de perigo e como proceder diante de emergências.

O PMRR será elaborado em parceria com o Governo Federal e contará com a participação das comunidades. “A ideia é que cada pessoa, inclusive as crianças e os adolescentes, sejam parte da construção de uma cidade mais segura e preparada para lidar com os riscos”, afirmou Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió.

A atividade integra a construção do PMRR, iniciativa nacional coordenada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP).

Maceió foi uma das cidades selecionadas e contará com apoio técnico especializado e participação comunitária, por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), com o objetivo de tornar a capital alagoana uma referência nacional na prevenção de desastres naturais.