Após indicação e articulação do vice-presidente da Câmara Municipal de Maceió (CMM), vereador Luciano Marinho (MDB), o bairro Cidade Universitária vai ganhar um novo mercado público com previsão para ainda este ano. Entendimento nesse sentido já está sendo feito entre a Prefeitura de Maceió e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que irá ceder um dos terrenos ligados ao Campus AC Simões, na parte alta da capital. O processo de cessão já foi iniciado. Na última segunda-feira, 7, Luciano Marinho se reuniu com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, Carlos Ronalsa, da Semtabes, além dos líderes comunitários Edvaldo Aurélio e Manoel Messias, e o professor Sérgio.

“É mais uma conquista que vamos deixar como legado de nossa atuação como vereador por Maceió. A construção do mercado público vai transferir a feira do Graciliano Ramos, hoje sem estrutura ideal, e beneficiar, inicialmente, 300 feirantes que tentam sustentar suas famílias com a atividade. Como o segundo bairro mais populoso de Maceió, 100 mil habitantes, o Cidade Universitária também vai sair ganhando com o novo equipamento público que, espero, esteja pronto ainda agora em 2022”, declarou Marinho após reunião do começo da semana.

Projeto de extensão

Com a cessão do terreno, a Ufal vai levar a universidade para dentro do mercado público e contribuir com a formação dos filhos dos feirantes; para tanto, entre outras iniciativas, a universidade criará uma encubadora social, além de Centro Cultural e Gastronômico.

“Não será um mercado público qualquer, ele terá uma função social bastante importante, com a Ufal participando do dia a dia da população por lá. Um dos programas que devem ser implantados no equipamento público é o “Conexão SabaresÏ, que prepara jovens para entrar na universidade, nesse caso prioritária e inicialmente para os jovens filhos dos feirantes, e, em havendo vaga, extensivo a outros jovens da comunidade”, destacou Luciano Marinho.