Nesta quinta-feira (03) audiência pública movimentou o plenário da Câmara de Vereadores com o tema : Comprovante Vacinal nas Escolas. O evento reuniu pais, profissionais da saúde e do âmbito jurídico para discutir o assunto que tem gerado polêmica diante dos magistrados de Alagoas que se posicionaram pela obrigatoriedade. Com a sugestão de sanções aos responsáveis que se oporem a vacinar as crianças e adolescentes contra a Covid-19.
Em discurso a vereadora Gaby Ronalsa ressaltou que o assunto divide opiniões, mas que deve prevalecer o respeito. “Quero deixar expressa a minha aqui: sou a favor da vacina, já tomei as minhas doses, contudo sou contra qualquer tipo de exigência, afinal uma pessoa vacinada transmite o vírus. Entendo que é obrigação e responsabilidade dos pais decidirem o que é melhor para os seus filhos e não o Estado. Como vereadora e representante legítima do povo, defendo a necessidade de ouvi-lo, e com base em sua vontade propor medidas para beneficiar toda sociedade. A Casa é um espaço de debate democrático, assim, todas as pessoas são bem-vindas para dialogarmos, devendo, sempre o respeito prevalecer”, explicou.

Em fala emocionada no plenário, representando os pais, Giuliano Ruiz disse ser unânime entre as famílias a preocupação com o avanço da pandemia contudo a escolha deve ser restrita aos pais. “Pelo direito à liberdade de escolha! É a liberdade que deve ser garantida a todo e qualquer cidadão de escolher, respeitando a decisão de cada família”, enfatizou.
Conforme o médico pediatra Dr. Marcus Pompeu, 70% das pessoas que estão internadas por Covid-19 nesta nova onda estariam com segunda e a terceira doses em dia. “A vacina não é garantia de cura nem livra as pessoas de contrair e transmitir o vírus”, lembrou.
A parlamentar finalizou agradecendo a todos presentes na solenidade, que contou ainda com a presença de outros vereadores e demais autoridades.