O discurso de Davi Maia que Renan Filho foi obrigado a ouvir

19/02/2022 06:58 - Ricardo Mota
Por redação
Image

A história já consta dos anais do folclore político de Alagoas.

Conta-se que após o primeiro encontro entre Ronaldo Lessa e o governador Renan Filho, ao sair do Palácio, o pedetista se dirigiu ao assessor que o acompanhava e perguntou:

- Será que ele quis me ensinar engenharia?

É o estilo Renan Filho: falar muito, sobre qualquer coisa, e ouvir pouco ou nada – de preferência.

Claro que isso tem consequências políticas (da vida pessoal dele eu nada sei nem quero saber), basta ver a situação trágica vivida por ele no fim do seu segundo mandato.

Pois eis que na assembleia da Região Metropolitana de Maceió, na quinta-feira (sobre os R$ 2 bi da BRK), Renan Filho teve de ouvir o discurso contundente do deputado Davi Maia – de saída do DEM para o PSDB -, que se armou de ótimos argumentos contra a proposta de partilha da grana feita pelo governo do Estado.

O deputado é o único oposicionista para valer de Renan Filho na Assembleia, se tornando um “carrapato” a incomodar Filho & Os seus (que o diga Alexandre Ayres).

É bem verdade que na quinta-feira Davi Maia errou na dose, passando do ponto da civilidade várias vezes na sua fala, o que acontece sempre com quem busca se amparar nos adjetivos. 

Mas foi na parte substantiva que o deputado fez valer o seu importante papel – todo mundo no poder precisa de oposição -, fazendo o que muitos, inclusive no entorno de Renan Filho, dariam um boi (e não precisa ser de ouro) para fazer.

Salvou o governador de um vexame maior o secretário George Santoro, um dos mais competentes técnicos e hábeis políticos da equipe de Filho.

Literalmente, ele segurou o braço do governador em vários momentos do discurso de Davi Maia, mostrando respeito pelo adversário - ainda que irritado - e cuidado com o chefe.  

Marcelo Victor também cumpriu seu papel de aliado de Filho na reunião: apressou a votação dos presentes  "porque ninguém aguenta esse discurso de tecnocrata”.  

Quem acompanha o dia a dia da Assembleia sabe que ele até estimula o “discurso de tecnocrata”  entre seus pares. A saída foi política. 

O mais importante: Renan Filho ouviu como nunca. Doeu, mas sobreviveu - como sempre. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..