Desde terça-feira passada (8), o Brasil tem registrado uma média móvel de mortes por covid-19 acima de 800 todos os dias. Na sexta-feira (11), o número começou a beirar 900 e hoje seguiu nessa mesma tendência, com a média em 885. 

Antes de fevereiro, a última vez em que o país havia ultrapassado essa marca de média móvel de óbitos foi em agosto de 2021. Esse é o índice mais confiável para checar o avanço ou regresso da pandemia, calculado a partir da média de mortes dos últimos sete dias. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.

Em 24 horas, o Brasil teve 464 mortes causadas pelo coronavírus, acumulando 638.913 vidas perdidas pela doença desde o início da pandemia. Rondônia enviou os dados com ressalvas, notificando 72 mortes de domingo para segunda-feira. 

O aparente aumento de óbitos seria um resultado do ataque hacker ao banco de dados do Ministério da Saúde em dezembro, que desacelerou o registro de mortes em municípios do estado. Rondônia espera normalizar a situação ainda essa semana. 

Também em 24 horas, o país registrou 58.100 novos casos de covid-19, estabelecendo essa média móvel em 133.713. Ao todo, o Brasil teve 27.541.131 testes positivos para doença.

Dados do Ministério da Saúde 

O Ministério da Saúde informou hoje (14) que houve 473 novas mortes provocadas pela covid-19 notificadas nas últimas 24 horas no Brasil. 

O total de óbitos causados pela doença subiu para 638.835 desde o começo da pandemia. Pelos números do ministério, houve 58.540 diagnósticos positivos para a doença entre ontem e hoje no país.

Desde março de 2020, o total de infectados chegou a 27.538.503. De acordo com o governo federal, houve 23.969.577 casos recuperados de covid-19 até o momento no país, com outros 2.930.091 em acompanhamento.