As aulas da rede municipal de ensino de Maceió serão retomadas de forma 100% presencial na próxima segunda-feira (14). O anuncio foi feito pela Prefeitura,  por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O retorno das atividades presenciais abrange Escolas e  Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

De acordo com a Prefeitura de Maceió, uma série de melhorias em serviços foram realizados para contribuir com o conforto dos estudantes nos ambientes escolares e assegurar um retorno seguro das atividades.

O secretário de Educação, Elder Maia, afirmou que o objetivo do retorno presencial é garantir o pleno aprendizado aos estudantes. 

“O importante, neste momento, é permitir que as crianças voltem a frequentar a escola. Nenhum adiamento será benéfico agora para a comunidade escolar e para os mais de 54 mil estudantes da rede, que estão com diversos déficits de aprendizagem. Acreditamos que, desta forma, recuperaremos a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.

A Prefeitura de Maceió ressaltou que durante os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, houve um intenso trabalho de reforma e manutenção que alcançou 96% das unidades educacionais. Foram realizadas melhorias na infraestrutura das escolas. A previsão é de que ainda em fevereiro, 100% das unidades de ensino do Município já retornem em pleno funcionamento.

Ainda segundo a Prefeitura de Maceió, o transporte escolar, com veículos seguros, está garantido a cerca de 19 mil estudantes de todas as localidades do município. A ampliação de 25% na oferta deste serviço irá garantir um deslocamento seguro dos estudantes de todas as modalidades de ensino da rede municipal. O serviço conta com motoristas e monitores qualificados que receberam kits de proteção individual.

Em relação à alimentação dos estudantes,  a prefeitura afirma que será garantida de forma ampla e efetiva. Além da entrega a familiares e responsáveis de 54 mil kits de alimentos, provenientes da agricultura familiar, também serão ofertados café da manhã aos estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que muitos pertencem à famílias que dispõem de poucos recursos e não conseguem fornecer esta parte da alimentação diária.

Foram contratados 576 novos profissionais, através do Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Prefeitura de Maceió, para reforçar a significativamente o retorno às aulas presenciais. O PSS garantiu também a aquisição de psicólogos, assistentes sociais, professores e outros profissionais de diversas áreas que vão atuar nas escolas da rede pública municipal de ensino, segundo a prefeitura.

 

*Com Secom Maceió