Após ter sua prisão preventiva revogada pela Justiça, o gari Walquides Santos da Silva, de 26 anos, recebeu alta do Hospital Geral do Estado (HGE), nesta sexta-feira (28), onde passou 15 dias internado, depois de ser baleado nas costas durante uma operação da Polícia Militar, na Vila Emater, em Maceió. Familiares e amigos fizeram festa para recebê-lo na localidade em ele reside.
Walquides foi preso no dia 14 de janeiro, acusado de tráfico de drogas, e cumpria medida restritiva no HGE, onde só recebia visitas com autorização judicial.
A família do gari alega que ele é inocente, não tem nenhum envolvimento com ilícitos e que foi alvo de violência policial. De acordo os familiares, no dia da operação, Walquides voltava e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e é inocente das acusações feitas pelos policiais.
Segundo a polícia, o gari teria tentado fugir do local. Ele foi baleado, preso e acusado de tráfico de drogas. Walquides foi socorrido e levado para o HGE, onde ficou internado sob custódia até a tarde desta sexta-feira (28), quando teve alta hospitalar e teve a prisão revogada pela Justiça. Ele foi recebido com festa por familiares, amigos e vizinhos, na Vila Emater, em Jacarecica.
Veja vídeo:
A prisão preventiva de Walquides foi revogada pelo juiz Antônio José Bittencourt Araújo. Em sua decisão, o magistrado considera que não há evidências suficientes, até o momento, de que o gari seja traficante de drogas, crime pelo qual foi acusado e preso preventivamente no último dia 13. O juiz destacou, ainda, que o indiciado possui endereço e emprego definidos, além de não demonstrar fornecer riscos ao andamento processual, tampouco à ordem pública.
Conforme a decisão da Justiça, Walquides terá que comparecer a cada três meses em juízo, está proibido de frequentar bares, boates, prostíbulos e similares e não pode se ausentar da Comarca sem prévia autorização judicial.
Em entrevista a TV Pajuçara, o advogado de Walquides afirmou que a família não se sente segura e não devem ficar na casa onde moram. O gari irá para outro endereço, não revelado, devido a ameaças sofridas contra ele e familiares.